Há correlação entre diminuição da libido e redução da energia e da força muscular nos homens?
Resumen
Introdução: O Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) é um estado que resulta do declínio progressivo da produção androgênica, observada em pelo menos 20% dos homens com idade entre 50 e 70 anos. O envelhecimento masculino, por sua vez, é acompanhado de sinais e sintomas que lembram a deficiência androgênica em adultos jovens, como diminuição da massa e força muscular e diminuição da libido. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a existência da relação entre a redução da libido e a diminuição da energia e da força muscular em homens entrevistados no município de Sobral-CE. Metodologia: O estudo é transversal e descritivo, tendo sido realizado a partir de vinte questionários validados, aplicados pelos integrantes da Liga de Endocrinologia e Metabologia de Sobral (LIEMS) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em uma campanha sobre Andropausa, em agosto de 2019, no município de Sobral-CE. A pesquisa foi feita apenas com homens, com idades entre 30 e 83 anos. Resultados: Dos 20 entrevistados, obteve-se a seguinte distribuição por faixa etária: 15% (3) tinham entre 30 e 39 anos, 15% (3) entre 40 e 49 anos, 50% (10) entre 50 e 59 anos, 10% (2) entre 60 e 69 anos, 5% (1) entre 70 e 79 anos e 5% (1) entre 80 e 89 anos. Do total de entrevistados, 55% (11) relataram ter notado diminuição da libido, enquanto que 45% (9) não observaram tal queixa. Dos 11, quando perguntados se observavam a concomitância entre diminuição da libido e redução da energia e da força muscular, 54,54% (6) responderam que sim, enquanto que 45,46% (5) negaram. Conclusão: Dessa forma, percebe-se que a diminuição da libido pode se correlacionar diretamente com a redução da energia e da força muscular, já que 55% dos entrevistados notaram essa concomitância dos sintomas. Além disso, 70% dos entrevistados tinham idade maior ou igual a 50 anos, faixa etária em que podem surgir os primeiros sinais e sintomas do DAEM, caracterizados pela redução da produção androgênica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Igor de Carvalho Freitas, J., Lucas Portela, Louise Lara Martins Teixera Santos, Amanda Beatriz Sobreira de Carvalho, Fernanda Pimentel Arraes, A., & Roberto Frota Gomes Capote Junior, J. (2021). Há correlação entre diminuição da libido e redução da energia e da força muscular nos homens?. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 207. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79575
Número
Sección
XXIX Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.