CINEMA E PSICANÁLISE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMPO E A MEMÓRIA

Autores

  • Myrella Raissa Caetano Linhares Universidade Federal do Ceará
  • Caciana Linhares Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Filipe Ramalheiro Venâncio de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Fontes de Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Rachel Martins Lemos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n16.33559

Palavras-chave:

Associação Livre. Montagem. Cinema. Psicanálise. Tempo.

Resumo

O artigo investiga a relação entre os mecanismos presentes na montagem e os mecanismos em jogo na técnica da associação livre, com vistas a contribuir para o debate mais geral que, no contexto das relações entre Cinema e Psicanálise, se voltam para o estatuto do tempo. Quanto à perspectiva do Cinema, trabalhamos com Andrei Tarkovski, privilegiando suas formulações sobre o tempo. Para o diretor, respeitar o tempo que está impresso materialmente em cada tomada é compromisso ético do artista com o seu material de trabalho. Quanto à Psicanálise, nos reportamos à problemática do tempo em sua relação com a técnica da associação livre e a noção de interpretação. A partir da experiência no Projeto Cine Freud, Cultura e Arte e da execução de um grupo de trabalho realizado no âmbito do Laboratório de Psicanálise da UFC, o artigo apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico.

Biografia do Autor

  • Myrella Raissa Caetano Linhares, Universidade Federal do Ceará
    Departamento de Psicologia, Bolsista de extensão do Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte.
  • Caciana Linhares Pereira, Universidade Federal do Ceará
    Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte. 
  • Filipe Ramalheiro Venâncio de Souza, Universidade Federal do Ceará
    Departamento de Psicologia, Membro do Laboratório de Psicanálise da UFC.
  • Juliana Fontes de Almeida, Universidade Federal do Ceará
    Departamento de Psicologia, Membro do Laboratório de Psicanálise da UFC.
  • Rachel Martins Lemos, Universidade Federal do Ceará
    Depertamento de Psicologia, Bolsista do Laboratório de Psicanálise da UFC.

Referências

BARBOSA, Pablo Bergami Goulart. Um olhar impossível: Construção psicanalítica e montagem cinematográfica. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6493/1/2006_Pablo%20Bergami%20Goulart%20Barbosa.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2018.

FONTENELE, Laéria Bezerra. A interpretação. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

FREUD, Sigmund. (1937) Construções em Análise. In: FREUD, Sigmund. Moisés e o Monoteísmo, Esboço de Psicanálise e outros trabalhos. 1. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. (1899) Lembranças Encobridoras. In: FREUD, Sigmund. Primeiras Publicações Psicanalíticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. (1925) Nota sobre o “Bloco Mágico”. In: FREUD, Sigmund. O Eu e o Id, “autobiografia” e outros textos. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

FREUD, Sigmund. (1913) O Início do Tratamento. In: FREUD, Sigmund. Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia: (O caso Schreber), artigos sobre técnica e outros textos. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, Sigmund. (1914) Repetir, Recordar, Elaborar. In: FREUD, Sigmund. Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia: (O caso Schreber), artigos sobre técnica e outros textos. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, Sigmund. (1905[1904]) Sobre a Psicoterapia. In: FREUD, Sigmund. Um Caso de Histeria, Três Ensaios Sobre a Sexualidade e outros trabalhos. 1. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FROEMMING, Liliane Seide. A montagem no Cinema e a associação livre na Psicanálise. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia) — Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, vol. 1: as bases conceituais. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, vol. 3: a prática analítica. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

RIVERA, Tania. Cinema, Imagem e Psicanálise. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-27