EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA COMUNIDADE PESQUEIRA DE ITAREMA (CE)

Autores

  • Fátima Muniz Soares Universidade Federal do Ceará
  • Liane Marli Silva de Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Wladimir Ronald Lobo Farias
  • Diana Mendes Cajado Me. em Desenvolvimento e Meio Ambiente
  • Eloim Ghibor Freitas de Albuquerque Lopes

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n8.3863

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Comunidade pesqueira. Pesquisa-ação.

Resumo

Os trabalhos extensionistas em comunidades pesqueiras expressam sua relevância em diversas dimensões, contribuindo para o empoderamento dos sujeitos, melhoria da qualidade de vida, criação e fortalecimento de dados que possam auxiliar para formulação de políticas públicas mais adequadas à realidade de cada tipo de pescador. Este trabalho traz como objetivo geral apresentar a ação extensionista desenvolvida na comunidade pesqueira de Guajirú, município de Itarema, bem como traçar um perfil socioeconômico da comunidade e caracterizar a atividade realizada pelas marisqueiras. Para tanto foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação articulada, tendo como instrumentos de coleta questionários e entrevistas semi-estruturadas. Como resultados foram obtidos o perfil socioeconômico da comunidade, o levantamento da pesca de mariscos, bem como os artesanatos confeccionados pelas marisqueiras nas oficinas.

 

Biografia do Autor

  • Liane Marli Silva de Araújo, Universidade Federal do Ceará
    Me. em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFC)
  • Wladimir Ronald Lobo Farias
    Doutor em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Coordenador do Programa Mangue Vivo. Professor Associado I da UFC. 
  • Diana Mendes Cajado, Me. em Desenvolvimento e Meio Ambiente
    Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Bolsista CAPES. Pesquisadora do Programa Residência Agrária (UFC).
  • Eloim Ghibor Freitas de Albuquerque Lopes
    Engenheiro de Pesca (UFC). Consultor do Instituto Agropolos. Membro colaborador do grupo de extensão e pesquisa científica Mangue Vivo e estagiário do programa de reabilitação de mamíferos marinhos da Aquasis.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos Originais