INFLUÊNCIA DA FLEXIBILIDADE MUSCULOTENDÍNEA NAS LESÕES DE ATLETAS DO VOLEIBOL

Authors

  • José Martim Marques Simas Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO.
  • Claus Gonçalves Especialista em Medicina Esportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA.

DOI:

https://doi.org/10.36517/rfsf.v1i2.20546

Keywords:

Amplitude de movimento articular. Exercícios de alongamento muscular.Voleibol.

Abstract

Introdução: O voleibol caracteriza-se como um jogo complexo, de habilidades simples e movimentos constantes que exigem força, flexibilidade, potência, agilidade e condicionamento aeróbico. Objetivo: Revisar sobre flexibilidade na prática do voleibol, evidenciando principalmente seus efeitos fisiológicos e benefícios, tendo em vista as inadequações no preparo do gesto esportivo e as constantes dúvidas de atletas, preparadores físicos e profissionais da saúde quanto ao seu favorecimento na melhoria dessa prática esportiva, no desempenho do atleta e na prevenção de lesões. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa sistemática da literatura em bases eletrônicas de dados confiáveis: Pubmed, Lilacs, Medline e Scielo. Resultados: Foram selecionados 34 artigos de maior relevância para o assunto. Desse total, seis estavam em português (17,35%) e vinte e oito em inglês (82,35%). Considerações Finais: Mediante essa revisão, denota-se que a flexibilidade pode ser considerada um fator fundamental na prática do voleibol, para um melhor rendimento e desempenho dos atletas de voleibol e das demais modalidades, além de auxiliar na prevenção de alterações posturais, disfunções osteomioarticulares e lesões esportivas.

 

Palavras-Chave: Amplitude de movimento articular. Exercícios de alongamento muscular. Voleibol.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Martim Marques Simas, Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO.

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO.

Claus Gonçalves, Especialista em Medicina Esportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA.

Especialista em Medicina Esportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA.

Published

2012-12-19

How to Cite

Simas, J. M. M., & Gonçalves, C. (2012). INFLUÊNCIA DA FLEXIBILIDADE MUSCULOTENDÍNEA NAS LESÕES DE ATLETAS DO VOLEIBOL. Fisioterapia & Saúde Funcional, 1(2), 48–53. https://doi.org/10.36517/rfsf.v1i2.20546

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.