EVOLUÇÃO DA MARCHA E INDEPENDÊNCIA NA PARAPARESIA: ESTUDO DE CASO

Auteurs

  • Magliani Reis Fiorin Universidade de Passo Fundo
  • Fernando Vieira Pereira

DOI :

https://doi.org/10.36517/rfsf.v3i1.20581

Mots-clés :

Lesão medular, marcha, independência funcional

Résumé

A lesão medular caracteriza-se pela perda e déficits da função motora e sensitiva correspondente ao nível afetado. O estudo realizado, trata-se de um relato de caso de um paciente lesado medular nível L2, apresentando paraparesia, seqüela de uma lesão traumática por arma de fogo há 1 ano e 2 meses, sendo que deambulava com auxílio. O indivíduo foi avaliado para identificar os aspectos temporais da marcha e independência funcional, utilizando um protocolo de reabilitação específico para o caso. Os resultados encontrados após três meses de tratamento se relacionaram com melhoras da distância percorrida, cadência e velocidade da marcha, além da substituição do andador pelas muletas canadenses como meio auxiliar para a marcha.  Devido à escassez de trabalhos sobre marcha em pacientes com lesão medular sem o uso de suporte de peso e esteira rolante, salienta-se a necessidade de maiores estudos e investimentos nesta área, pois geralmente esta população não possui acesso aos serviços mais modernos e especializados, prejudicando o retorno da função e consequentemente da sua reinserção social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Magliani Reis Fiorin, Universidade de Passo Fundo

Possui Graduação em Fisioterapia pela Unijuí/RS, pós-graduação pela CBES/RS e menstranda em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo.

Fernando Vieira Pereira

Fisioterapeuta. Doutorando em Neurologia/Neurociências pela UNIFESP (SP), Brasil.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

2014-06-27

Comment citer

Fiorin, M. R., & Pereira, F. V. (2014). EVOLUÇÃO DA MARCHA E INDEPENDÊNCIA NA PARAPARESIA: ESTUDO DE CASO. Fisioterapia & Saúde Funcional, 3(1), 39–44. https://doi.org/10.36517/rfsf.v3i1.20581

Numéro

Rubrique

RELATOS OU SÉRIES DE CASOS

Articles similaires

<< < 1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.