Integrando reabilitação, ensino e extensão: Impacto do Projeto REAB na assistência a portadores de doenças crônicas não transmissíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rfsf.v11i2.93892

Resumo

O projeto de Reabilitação em Portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis (projeto REAB) da Universidade Federal do Ceará - UFC tem a proposta de contribuir na assistência fisioterapêutica, a fim de favorecer o processo do cuidado em portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e, assim, melhorar a funcionalidade desses indivíduos e a qualidade de vida, mais especificamente da população com diabetes, tendo o tripé de ensino, pesquisa e extensão como ponto central. O projeto REAB foi idealizado pelos professores Profa. Dra. Daniela Gardano Bucharles Mont’Alverne e o Prof. Dr. José Carlos Tatmatsu Rocha, ambos docentes do curso de Fisioterapia da UFC. No ano de 2022, a REAB foi incorporada ao programa de extensão do Núcleo de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Reabilitação Humana (INOVAFISIO). Durante esse período, participaram dessa proposta de extensão docentes, preceptores internos e externos da UFC, residentes, discentes, profissionais de saúde e da educação, oferecendo assistência de qualidade pautada nas diretrizes de cuidado à pessoa com Diabetes, através da realização de um programa composto por  16 atendimentos estruturado em alongamentos, treino aeróbico, atividades de resistência muscular, equilíbrio e propriocepção, sendo também fornecida educação em saúde para o manejo da neuropatia e autocuidado bem como para manutenção dos resultados alcançados. O principal objetivo deste trabalho é compreender a inserção da REAB na comunidade local bem como no contexto ensino-extensão.

Biografia do Autor

  • Emanuel Davi Simões dos Santos, Universidade Federal do Ceará

    Fisioterapeuta graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista pela Residência Multiprofissional em Diabetes do Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC); Mestrando do Programa de Pós Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade da Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • Rachel Patricio da Rocha Feitoza, Universidade Federal do Ceará

    Fisioterapeuta; Especialista pela Residência Multiprofissional em Assistência em Diabetes do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC)

  • Harina Mara da Silva Reis, Universidade Federal do Ceará

    Fisioterapeuta, Residente Multiprofissional em Assistência em Diabetes no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC)

  • Marilia Gabriela do Nascimento Barros, Universidade Federal do Ceará

    Fisioterapeuta, Residente Multiprofissional em Assistência em Diabetes no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC)

  • Vinícius de Sousa Veras, Universidade Federal do Ceará

    Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

  • Jose Carlos Tatmatsu Rocha , Universidade Federal do Ceará

    Fisioterapeuta; Mestre em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Doutor em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professor do Programa de Pós Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Integrando reabilitação, ensino e extensão: Impacto do Projeto REAB na assistência a portadores de doenças crônicas não transmissíveis. (2024). Fisioterapia & Saúde Funcional, 11(2), 110-116. https://doi.org/10.36517/rfsf.v11i2.93892