INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL E CAMINHADAS NA NATUREZA: O USO DO FOLDER COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26895/geosaberes.v16i0.1383

Resumo

A interpretação ambiental, ao longo dos últimos anos, tem-se consolidado como uma ferramenta educativa utilizada em inúmeras atividades e que proporciona a geração de conhecimentos em uma linguagem acessível. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é analisar a efetividade do folder interpretativo, elaborado e disponibilizado para participantes da Caminhada da Natureza realizada em dezembro de 2024 em Silveira Martins, como uma forma de auxiliar no entendimento dos elementos históricos, culturais e paisagísticos do percurso. A metodologia adotada baseia-se no método hipotético-dedutivo, partindo do pressuposto de que o folder irá contribuir com a experiência dos caminhantes. A construção da pesquisa cerca uma revisão teórica, criação e diagramação do folder e a aplicação de um questionário com 12 perguntas objetivas a 100 participantes, dos quais, apenas 35 responderam. Os resultados, indicam que o uso do folder é uma ferramenta assertiva para a dinâmica das Caminhadas e que pode ser replicada para as demais edições. Considera-se o folder eficaz na promoção da interpretação ambiental pois desperta curiosidade e facilita na compreensão do percurso como um local de importância histórica, cultural e paisagística do município de Silveira Martins.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Kiefer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Maurício Mendes Von Ahn, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Ezequiel Redin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.

    Professor Adjunto do Departamento de Ensino do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Adriano Severo Figueiró, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.

    Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-11-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL E CAMINHADAS NA NATUREZA: O USO DO FOLDER COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO. (2025). Geosaberes, 16, 74-85. https://doi.org/10.26895/geosaberes.v16i0.1383