BASELINE DATA ON RUBIDIUM (Rb) CONTAMINATION IN JUVENILE CARIBBEAN SHARPNOSE SHARK Rhizoprionodon porosus FROM SOUTHEASTERN BRAZIL
Dados de referência sobre contaminação por rubídio (Rb) em cações-frango Rhizoprionodon porosus juvenis do Sudeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v56i1.92056Resumo
Embora a poluição tenha sido recentemente identificada como uma prioridade para a conservação de elasmobrânquios, avaliações acerca da contaminação por metais em tubarões e raias ainda são escassas, especialmente no Sudeste do Brasil. Nesse contexto, o rubídio (Rb) é um elemento não essencial biomagnificador determinado em apenas duas avaliações em elasmobrânquios até o momento. Assim, o objetivo deste estudo foi obter dados de base de Rb e discutir as implicações das concentrações de Rb em músculo e fígados do vulnerável cação-frango, Rhizoprionodon porosus, do Sudeste brasileiro. Amostras de 18 espécimes juvenis foram analisadas por espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado após decomposição ácida. Ao agrupar machos e fêmeas, as concentrações em músculo (1,117 ± 0,269 mg kg-1 w.w.) foram significativamente maiores que as em fígado (0,677 ± 0,146 mg kg-1 w.w.), indicando provável bioacumulação de Rb. Diferenças significativas foram observadas entre as concentrações de Rb no fígado e no músculo de machos e fêmeas, ambas maiores no músculo. As fêmeas também apresentaram concentrações hepáticas significativamente mais altas. Observou-se correlação negativa entre comprimento total e Rb hepático ao agrupar machos e fêmeas, o que pode indicar efeito de diluição do contaminante, enquanto uma correlação positiva foi observada entre comprimento total e Rb em músculo para machos, indicando processos de bioacumulação. Preocupações ecológicas significativas em relação à contaminação por Rb para esse grupo são, portanto, observadas, demandando maiores investigações.
Palavras-chave: Chondrichthyes, elementos tóxicos, bioacumulação, poluição ambiental, Elasmobranchii.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).