FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE SABERES

Autores/as

  • Pedro Henrique Bezerra de Oliveira
  • Cláudio Ângelo da Silva Neto
  • Cynthia Romariz Duarte

Resumen

As geotecnologias ou ferramentas de geoprocessamento, são um conjunto de técnicas e métodos que unem conceitos da cartografia e geografia, espacializando diferentes informações em um campo informatizado, a partir do uso de soluções em hardware e software, de forma a facilitar processos, gerar interpretações sistemáticas, apresentação de resultados dinâmicos e tomada de decisões objetivas, sejam elas de cunho acadêmico-científico ou no âmbito profissional. Dentre as geotecnologias podem ser citadas: Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto, Sistema de Posicionamento Global e a Topografia Georreferenciada. O programa de bolsa PID (Projeto de Iniciação à Docência) em Cartografia Digital/Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto busca promover mecanismos aprendizagem auxiliares e monitoria direta para os estudantes matriculados nas disciplinas da área, entre outras obrigações. Porém, a partir da identificação da necessidade de materiais de apoio para a consulta direta dos estudantes no andamento da disciplina, principalmente nas atividades práticas no laboratório, buscou-se prioritariamente nesse período desenvolver materiais didáticos, tutoriais digitais e banco de dados para o site do Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Geologia (GEOCE) com orientação e auxílio direto da equipe de pesquisadores do GEOCE. Pretende-se disponibilizar esse material de maneira gratuita para os estudantes do Centro de Ciências, objetivando democratizar a circulação de conhecimento acadêmico-técnico-cientifico, além de facilitar o acesso a arquivos úteis para o pleno desempenho de atividades voltadas a exercícios práticos tanto das disciplinas ao qual competem a assistência direta do bolsista, quanto outras disciplinas correlacionadas que dependem desses conhecimentos como embasamento teórico-prático para andamento do curso. A atividade prática da ação direta dos monitores em sala de aula permite a geração de facilitadores de transmissão

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Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Iniciação à Docência