Os sistemas de organização do conhecimento no contexto amazônico brasileiro

estudo de caso em museus e bibliotecas da UFPA

Autores

Palavras-chave:

Sistemas de Organização do Conhecimento, Mapeamento, Interoperabilidade semântica, Unidades de informação, Amazônia brasileira

Resumo

A interoperabilidade entre Sistemas de Organização do Conhecimento pressupõe o emprego de padrões e mapeamentos que viabilizem a comunicação de dados entre diferentes instituições. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo: mapear os Sistemas de Organização do Conhecimento em busca da interoperabilidade semântica entre diferentes unidades de informação da Universidade Federal do Pará, conforme a norma ISO 25964-1/25964-2. A metodologia consiste em uma pesquisa exploratória com estudo de caso, a partir de entrevistas semiestruturadas e questionários, aplicados em sete unidades de informação da Universidade Federal do Pará. Como resultado, observou-se que as unidades de informação possuem seus próprios vocabulários controlados, possibilitando a não realização de mapeamentos entre vocabulários, sendo esse um entrave para alcançar a interoperabilidade semântica entre os diferentes Sistemas de Organização do Conhecimento. Concluiu-se que a prática de mapeamento entre vocabulários, seguindo a norma ISO 25964-1/25964-2, pode ser relevante para se pensar sobre a construção de seus próprios vocabulários controlados, tanto nos museus e nas bibliotecas, pois os seus usuários podem se beneficiar com a comunicação entre essas diferentes instituições por meio da interoperabilidade semântica.

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Biografia do Autor

Luciana Di Paula Andrade da Fonseca, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília

Raul de Azevedo Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"  - UNESP/Marília

Franciele Marques Redigolo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília, Brasil. Professora Assistente Doutora do Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP/Marília e Professora permanente do Programa de Pós–Graduação em Ciência da Informação UNESP/Marília e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Pará – UFPA, campus de Belém, Brasil.

Suelene Santana Assunção, Universidade Federal do Pará

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecária/Documentalista da Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann da Universidade Federal do Pará.

Rosana Patrícia dos Santos Moreira, Universidade Federal do Pará

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Bibliotecária da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC), Brasil.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

FONSECA, Luciana Di Paula Andrade da; CARVALHO, Raul de Azevedo; REDIGOLO, Franciele Marques; ASSUNÇÃO, Suelene Santana; MOREIRA, Rosana Patrícia dos Santos. Os sistemas de organização do conhecimento no contexto amazônico brasileiro: estudo de caso em museus e bibliotecas da UFPA. Informação em Pauta, [S. l.], v. 9, p. 1–19, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92346. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

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