A Representação Temática da Informação no contexto da saúde em folhetos de cordel de Manoel Monteiro

Autores

Palavras-chave:

Representação Temática da Informação; Saúde; Literatura de Cordel; Teoria do Campo Lexical; Confiabilidade Informacional.

Resumo

Em tempos em que pesquisar a temática “Saúde” torna-se recorrente e fundamental, esta tese traz como questionamento se o conteúdo dos folhetos de cordel de circunstância, produzidos pelo poeta Manoel Monteiro, representa a informação confiável, quando produzidas temáticas pertinentes à saúde. Para responder à questão, objetivou-se analisar como estão representados os assuntos, relacionados à saúde, em folhetos de cordel produzidos pelo poeta Manoel Monteiro. De modo específico, a tese teve como requisito caracterizar a relevância da área da Ciência da Informação, em especial, a Representação Temática da Informação; constatar o caráter circunstancial e informativo dos folhetos de cordel analisados e, cotejar as temáticas da saúde apresentadas nos cordéis de Manoel Monteiro, com base em documentos científicos validados. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental, descritivo e qualitativo, no qual foi empregada a amostragem intencional e a Revisão Bibliográfica Integrativa, que tem por finalidade reunir, construir e sintetizar resultados que estejam relacionados ao tema, como contribuição para os assuntos pesquisados. Assim sendo, após o acesso a 163 (cento e sessenta e três) folhetos de cordel do poeta, optou-se pela análise de dez (10) folhetos, caracterizados cordéis de circunstância, uma vez que assumem o papel de informar temas pertinentes à Saúde Pública. Aplicada a Teoria do Campo Lexical, foi possível identificar o conteúdo informacional dos folhetos, a saber: Saúde Mental; Envelhecimento; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Vulnerabilidade Social; Alimentação Saudável; Mudanças Climáticas; Tabagismo e Substâncias Nocivas; Diabetes Mellitus; Violência de Gênero e; Violência Juvenil. Conclui-se que os folhetos são importantes recursos informacionais, visto que, como um dos principais critérios de validação, fundamentam-se em documentos cientificamente aprovados. Estudos na Área da Ciência da Informação, abarcando à Representação Temática oferecem aos usuários, na busca pela informação desejada, possibilidades de acesso e recuperação de conteúdos documentais. Assim, destaca-se o interesse e competência da Ciência da Informação, no diálogo e na interseção com outras Ciências, reforçando desta forma seu caráter interdisciplinar ao colaborar com outros saberes científicos e, assim, permitindo ampliar perspectivas com vistas ao processo de democratização e socialização da informação.

Downloads

Biografia do Autor

Sandra Regina Moitinho Lage, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutoranda da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pesquisadora do CNPq. Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela UEL. Graduação em Administração. Atua em temáticas pertinentes a Organização e Representação da Informação e do Conhecimento; Representação Temática da Informação; Saúde Pública e Literatura de Cordel.

Referências

Não se aplica.

Publicado

2025-04-17

Como Citar

LAGE, Sandra Regina Moitinho. A Representação Temática da Informação no contexto da saúde em folhetos de cordel de Manoel Monteiro. Informação em Pauta, [S. l.], v. 9, p. 1–4, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/93406. Acesso em: 28 jun. 2025.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.