A Representação Temática da Informação no contexto da saúde em folhetos de cordel de Manoel Monteiro
Palavras-chave:
Representação Temática da Informação; Saúde; Literatura de Cordel; Teoria do Campo Lexical; Confiabilidade Informacional.Resumo
Em tempos em que pesquisar a temática “Saúde” torna-se recorrente e fundamental, esta tese traz como questionamento se o conteúdo dos folhetos de cordel de circunstância, produzidos pelo poeta Manoel Monteiro, representa a informação confiável, quando produzidas temáticas pertinentes à saúde. Para responder à questão, objetivou-se analisar como estão representados os assuntos, relacionados à saúde, em folhetos de cordel produzidos pelo poeta Manoel Monteiro. De modo específico, a tese teve como requisito caracterizar a relevância da área da Ciência da Informação, em especial, a Representação Temática da Informação; constatar o caráter circunstancial e informativo dos folhetos de cordel analisados e, cotejar as temáticas da saúde apresentadas nos cordéis de Manoel Monteiro, com base em documentos científicos validados. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental, descritivo e qualitativo, no qual foi empregada a amostragem intencional e a Revisão Bibliográfica Integrativa, que tem por finalidade reunir, construir e sintetizar resultados que estejam relacionados ao tema, como contribuição para os assuntos pesquisados. Assim sendo, após o acesso a 163 (cento e sessenta e três) folhetos de cordel do poeta, optou-se pela análise de dez (10) folhetos, caracterizados cordéis de circunstância, uma vez que assumem o papel de informar temas pertinentes à Saúde Pública. Aplicada a Teoria do Campo Lexical, foi possível identificar o conteúdo informacional dos folhetos, a saber: Saúde Mental; Envelhecimento; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Vulnerabilidade Social; Alimentação Saudável; Mudanças Climáticas; Tabagismo e Substâncias Nocivas; Diabetes Mellitus; Violência de Gênero e; Violência Juvenil. Conclui-se que os folhetos são importantes recursos informacionais, visto que, como um dos principais critérios de validação, fundamentam-se em documentos cientificamente aprovados. Estudos na Área da Ciência da Informação, abarcando à Representação Temática oferecem aos usuários, na busca pela informação desejada, possibilidades de acesso e recuperação de conteúdos documentais. Assim, destaca-se o interesse e competência da Ciência da Informação, no diálogo e na interseção com outras Ciências, reforçando desta forma seu caráter interdisciplinar ao colaborar com outros saberes científicos e, assim, permitindo ampliar perspectivas com vistas ao processo de democratização e socialização da informação.
Downloads
Referências
Não se aplica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sandra Regina Moitinho Lage

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.