A Organicidade da Flexibilização: representações, discursos e memórias no âmbito do trabalho

Autores

  • Roney Gusmão do Carmo Professor Adjunto do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Ana Elizabeth Santos Alves Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-graduação strictu sensu em “Memória: linguagem e sociedade” da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v46i1.2442

Palavras-chave:

Acumulação Flexível, Capitalismo, Representações, Trabalho

Resumo

O texto se empenha em compreender a forma como o “novo” capitalismo flexível adentrou o cotidiano das pessoas, inspirando distintas interpretações do fenômeno. Embora este ilustre um momento histórico do sistema capitalista e seja marcado por reconversões na estrutura econômica, seu alastramento tem ocorrido também através de artifícios ideológicos, cuja arquitetura tem capturado a subjetividade dos sujeitos e provocado um engajamento coletivo. Assim, para falar de novas formas de resistências às correntes estratégias de dominação, há que se reconhecer os novos artifícios de perpetuação do capital.


Deprecated: rtrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /var/ojs/html/plugins/generic/piwik/PiwikPlugin.inc.php on line 113

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Gusmão do Carmo, Professor Adjunto do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em “Memória: linguagem e sociedade” pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor Adjunto do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Ana Elizabeth Santos Alves, Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-graduação strictu sensu em “Memória: linguagem e sociedade” da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-graduação strictu sensu em “Memória: linguagem e sociedade” da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

ALVES, G. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

BARBOSA, A. M. S. O empreendedor de si mesmo e a flexibilização no mundo do trabalho. Revista de Sociologia e Política. Vol. 19, número 38.Curitiba, mar. 2011, p. 30-49. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v19n38/v19n38a08.pdf . Acesso em 10 de maio de 2013.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. Tradução: Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. 11ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LÖWY, M. Ideologias e Ciência Social: fundamentos para uma análise marxista. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.

LUCÁKS, G. Sociologia. In: NETTO, J. P. Sociologia: Lukács. São Paulo: Ática, 1992.MARX, K. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

SÁ, C. P. Sobre o campo de estudo da memória social: uma perspectiva psicossocial. In: Psicologia Reflexão e Crítica. Vol. 20, número. 002. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007, p. 290-295.

Downloads

Publicado

26-01-2016

Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/ojs/html/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.inc.php on line 49