Educação em Direitos Humanos:

(im)possibilidades dos estudos em gênero a partir do currículo de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v55i1.91578

Palavras-chave:

Gênero; Educação; Direitos Humanos; Currículo.

Resumo

O texto aborda a promoção da educação em Direitos Humanos - DH, no Brasil. Destaca-se a criação do Programa Nacional de DH em 1996, que propôs a inclusão da educação em DH nas escolas. Em 2003, o estabelecimento do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos resultou na formulação de um Plano Nacional de Educação nessa área. Analisamos o currículo do estado de Pernambuco para o Novo Ensino Médio, com o objetivo de mapear as discussões sobre gênero e sexualidades nesse contexto. A pesquisa em documentos públicos como metodologia, o currículo de Pernambuco é considerado um documento de domínio público. Ressaltamos o papel social da escola na formação dos indivíduos e a importância do currículo como reflexo das necessidades sociais. Assim, enfatiza a relevância da educação em DH para promover a igualdade de gênero e combater as discriminações.


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Biografia do Autor

Jorge Edielson Costa, Universidade de Pernambuco

Graduado em Bacharelado em Psicologia pela Universidade de Pernambuco - UPE (2024). Possui Especialização em Administração em Recursos Humanos pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante - UNIFAVENI (2022), e Ensino de Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (2017). Concluiu seu Bacharelado em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2018) e sua Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (2015). De 2013 a 2016, atuou como professor de Matemática na Escola Municipal Presidente Castelo Branco e, no período de 2017 a 2021, foi professor de Matemática no Colégio Municipal José Soares de Almeida. Entre 2018 e 2021, foi docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e Gestão Comercial na Universidade Tiradentes - UNIT. Já entre 2021 e 2023, coordenou e executou ações de recomposição de aprendizagens pelo projeto "Ação de Fortalecimento de Aprendizagens - AFA", pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco - SEE/PE. Também atuou como professor de Matemática no programa Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo) de 2021 a 2024. Em 2024, trabalhou como psicólogo no Núcleo de Atenção Especializada em Educação e Saúde - NAEES. Atualmente, ocupa o cargo de Analista de Capacitação na área de Psicologia na Agência Pernambucana de Águas e Climas - APAC. Possui interesse em áreas como Psicologia Social, Educação, Masculinidades, Gênero e Administração de Recursos Humanos.

Jullyane Chagas Barboza Brasilino, Universidade de Pernambuco

Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPE. Desenvolve pesquisas na área de violência contra a mulher a partir da perspectiva feminista de gênero. Membro do Grupo de Pesquisa "Práticas Discursivas e Produção de Sentidos" da PUC/SP (cadastrado no CNPq). Pesquisadora do GEMA - Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades/UFPE (cadastrado no CNPq). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) e da Rede Brasileira de Homens pela Equidade de gênero (RHEG). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Docente do curso de Graduação em Psicologia na Universidade de Pernambuco/UPE, Campus Garanhuns, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS/UPE); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Laboratório em Estudos de Ação Clínica e Saúde (LACS/UPE CNPq). Coordenadora Geral do Serviço de Atenção Psicológica da UPE (SAP/UPE).

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Publicado

22-04-2025

Como Citar

Costa, J. E., & Brasilino, J. C. B. (2025). Educação em Direitos Humanos:: (im)possibilidades dos estudos em gênero a partir do currículo de Pernambuco. Revista De Ciências Sociais, 55(1). https://doi.org/10.36517/rcs.v55i1.91578

Edição

Seção

Políticas Públicas, Gênero, Sexualidade e Práticas Discursivas

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