Produção científica sobre inclusão digital
um estudo na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI)
DOI:
https://doi.org/10.36517/ip.v10i.85213Palavras-chave:
Inclusão Digital, Inclusão Social, Alfabetização Digital, Competência em InformaçãoResumo
Observa na Ciência da Informação que os estudos sobre inclusão digital e inclusão social são consideráveis. Os materiais indexados sobre o tema indicam que os/as autores/as envolvidos/as estudam a inclusão digital atrelada a inclusão social. Objetiva mapear a produção científica indexada na Base de Dados em Ciência da Informação sobre inclusão digital no período de 2015-2022. Metodologicamente, é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa. Utiliza a técnica de análise de conteúdo para investigar
núcleos de sentido e categorizações encontradas sobre as pesquisas em inclusão digital na Ciência da Informação, para o período 2015-2022. Os resultados são ilustrados em um quadro reunindo os principais conceitos e contextualizações sobre inclusão digital e, na sequência, apresenta um mapa conceitual com as categorizações que representam a inclusão digital nessa conjuntura histórica, cultural e científica (2015-2022). Conclui que programas de inclusão digital devem ser implementados em conjunto com programas
para a construção de competências digitais, caminhando a favor da inclusão para a alfabetização digital.
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