Título Padrão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v8i1.89211

Palabras clave:

Mediação de leitura, Leitura em ambientes virtuais, Leitura literária, Pausa literária

Resumen

Expõe estudo sobre a mediação da leitura e a participação leitora em projetos de cunho literário, desenvolvidos durante a pandemia de COVID-19, em ambientes virtuais. A pergunta de pesquisa proposta é: como os seguidores (leitores) interagem e dialogam com postagens que abordam questões socioemocionais, desenvolvidas no relacionamento entre leitura, leitor e o que é lido? A pesquisa tem como objetivo analisar as interações e apropriações de leitura, que se dão por meio da participação leitora do público que acompanha as postagens no projeto Pausa Literária. Sendo essas desenvolvidas de forma colaborativa no Instagram. A metodologia tem caráter descritivo-exploratório, mediante estudo de um projeto específico, o do Pausa Literária (@pausaliteraria.ce), que nasceu com ações extensionistas presenciais para alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará e, com referida pandemia, migrou para o ambiente virtual em 2020, ampliando e diversificando, portanto, o público-alvo. Delineamos este texto no sentido de apresentar, de forma breve, as concepções teóricas e pedagógicas às quais nos pautamos e, em seguida, os percursos trilhados pelo projeto nas mídias sociais, bem como a análise dos resultados dessa iniciativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Damaris de Queiroz Barreto, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Bibliotecária do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/PA. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2016).

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela UFC.

Laiana Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Doutora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI - UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB (2017). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2011).

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, Jussara Pereira (org.). A leitura como prática pedagógica: na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p. 33-35.

CAVALCANTE, Lídia Eugenia. Mediação da leitura e alteridade na educação literária. Inf.& Soc.:Est., João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-14, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57262. Acesso em: 19 maio 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DUMONT, Lígia Maria Moreira. Construtos próprios sobre leitura na Ciência da Informação. In: DUMONT, Lígia Maria Moreira (org.). Leitor e leitura na Ciência da Informação: diálogos, fundamentos, perspectivas. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2020. cap. 1, p. 21-52.

FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar, Curitiba, n. 36, p. 21-38, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9jbsbrcX4GygcRr3BDF98GL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 maio 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Da leitura de mundo à leitura da palavra. Entrevista a Ezequiel Theodoro da Silva, 1999. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2842/3/FPF_OPF_07_001.pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.

JOUVE, Vicent. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002. 162 p.

LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. Revista Tendências XXI. Lisboa, Portugal. 1997. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interac.html. Acesso em: 30 maio 2022.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

YUNES, Eliana. Um ensaio para pensar a leitura. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 14, n. 23. p. 5-18, jan./jul. 2013.

WALLON, Henri. Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

DE QUEIROZ BARRETO, Damaris; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; FERREIRA DE SOUSA, Laiana. Título Padrão. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 14–29, 2023. DOI: 10.36517/ip.v8i1.89211. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89211. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB

Artículos similares

1 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.