Título Padrão
os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.36517/ip.v8i1.90654Palabras clave:
Práticas informacionais, Competência crítica em informação, Cultura digital, Educação crítica, YouTubeResumen
A construção de uma consciência crítica é imprescindível para a emancipação dos sujeitos frente aos desafios econômicos, políticos, sociais e tecnológicos desta nova cultural digital, marcada pela plataformização, dataficação da vida e performatividade algorítmica, e por distopias informacionais como desinformação, fake news, pós-verdade e infodemia. Tal consciência pode ser fomentada através de diferentes iniciativas, institucionais ou não, a partir de práticas informacionais críticas que levem os sujeitos a agir (individual e coletivamente) no sentido de transformar a realidade a seu redor. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento dos canais do Youtube que se autodenominam marxistas e produzem conteúdo educativo crítico capaz de proporcionar a construção da competência crítica em informação por parte dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantiqualitativa, em que os dados foram coletados a partir de pesquisa de campo, por meio da etnografia virtual. Recuperou-se um total de 28 canais que fomentam a educação crítica no YouTube, dos quais foram recuperados, dentre outras coisas, data de criação, número de vídeos publicados e número de inscritos. Percebeu-se que estes canais buscam promover a consciência crítica nos sujeitos, a partir de discussões sobre conceitos e conjunturas sociais que permeiam nosso cotidiano.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que são “Práticas Informacionais”? Informação em Pauta, v. 2, n. especial, p. 217-236, out. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20655/31084. Acesso em: 2 ago. 2021.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Dos estudos de usuários da informação aos estudos em práticas informacionais e cultura: uma trajetória de pesquisa. Informação em Pauta, v. 4, p. 121–135, 13 maio 2019. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41209. Acesso em: 1 ago. 2021.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Os estudos em Práticas Informacionais no âmbito da Ciência da Informação. In: ALVES, Edvaldo Carvalho et al. (Org.). Práticas Informacionais: reflexões teóricas e experiências de pesquisa. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 400.
ARTHURS, Jane; DRAKOPOULOU, Sophia; GANDINI, Alessandro. Researching YouTube. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 24, n. 1, p. 3–15, fev. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1354856517737222. Acesso em: 10 ago. 2021.
ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information literacy competency standards for higher education. Disponível em: https://alair.ala.org/handle/11213/7668. Acesso em: 23 abr. 2021.
BEER, David. The social power of algorithms. Information, Communication & Society, v. 20, n. 1, p. 1–13, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1369118X.2016.1216147. Acesso em: 2 ago. 2021.
BEZERRA, Arthur Coelho. Vigilância e filtragem de conteúdo nas redes digitais: desafios para a competência crítica em informação. In: XVI ENANCIB, 2015, João Pessoa. Anais [...], PPGCI/UFPB, 2015. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/923/1/2716-6796-1-PB.pdf. Acesso em: 5 ago. 2021.
BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marco; BRISOLA, Anna. Pensamento reflexivo e gosto informacional: Disposições para competência crítica em informação. Informacão e Sociedade, v. 27, n. 1, p. 7–16, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/31114. Acesso em: 4 ago. 2021.
BRISOLA, Anna Cristina. Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas. 2021.Tese (Doutotado em: Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, 2021. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1165/1/BRISOLA_ANNA_TESE_A%20CCI%20como%20Resist%c3%aancia.pdf. Acesso em: 7 ago. 2021.
BRISOLA, Anna Cristina; ROMEIRO, Nathália Lima. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 3, p. 68–87, 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1054. Acesso em: 7 ago. 2021.
BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a revolução digital. 1. ed. São Paulo: [s.n.], 2009.
CURRAN, James. Rethinking Internet History. In: CURRAN, James; FENTON, Natalie; FREEDMAN, Des (Org.). Misunderstanding the internet. Abingdon: Routledge, 2012. p. 34–64. Disponível em: https://courses.helsinki.fi/sites/default/files/course-material/4511752/CURRAN%20ET%20AL_Misunderstanding%20the%20internet.pdf. Acesso em: 1 ago. 2021.
DOHERTY, John J. No Shhing: Giving voice to the silenced: An essay in support of critical information literacy. Library Philosophy and Practice, v. 2007, n. June, 2007. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/133/. Acesso em: 10 ago. 2021.
DOHERTY, John J.; KETCHNER, Kevin. Empowering the intentional learner: a critical theory for information literacy instruction. Library Philosophy and Practice, v. 8, n. 1, 2005. Disponível em: http://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1062&context=libphilprac. Acesso em: 10 ago. 2021.
DOYLE, Andréa. Ideologia e competência crítica em Informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 25–33, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/274. Acesso em: 12 ago. 2021.
DOURISH, Paul; GÓMEZ CRUZ, Edgar. Datafication and data fiction: Narrating data and narrating with data. Big Data and Society, v. 5, n. 2, p. 1–10, 2018. Disponível em:https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951718784083. Acesso em: 10 ago. 2021
ELMBORG, James. Critical information literacy: definitions and challenges. In: WILKINSON, CARROLL WETZEL; BRUCH, COURTNEY (Org.). Transforming information literacy programs: Intersecting frontiers of self, library culture, and campus community. Chicago: Association of College and Research Libraries, 2012. Disponível em: http://ir.uiowa.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1013&context=slis_pubs. Acesso em: 13 ago. 2021.
FIGUEIREDO, Carlos. Algoritmos , subsunção do trabalho , vigilância e controle : novas estratégias de precarização do trabalho e colonização do mundo da vida. Revista Eptic,v. 21, n.1, jan-abr. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/10921. Acesso em: 12 ago. 2021.
GILLESPIE, Tarleton. The politics of “platforms”. New Media and Society, v. 12, n. 3, p. 347–364, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444809342738. Acesso em: 16 ago. 2021.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
LATOUR, Bruno. An inquiry into modes of existence: an anthropology of the moderns. Cambridge: Harvard University Press, 2013.
LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2021a. E-book.
LEMOS, André. Dataficação da vida. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 21, n. 2, p. 193–202, 2021b.
LEMOS, André. Plataformas, datificação e performatividade algorítmica (PDPA): desafios atuais da cibercultura. In: PRATA, Nair; PESSOA, Sônia Caldas (Org.). Fluxos comunicacionais e Crise da Democracia. São Paulo: Intercom, 2020. p. 188. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/fluxos30112020.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 8. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (Org.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 11–23. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
MAI, Jens Erik. Big data privacy: The datafication of personal information. Information Society, v. 32, n. 3, p. 192–199, 2016. Disponível em: http://www.jenserikmai.info/Papers/2016_BigDataPrivacy.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.
MORGAN-THOMAS, Anna; DESSART, Laurence; VELOUTSOU, Cleopatra. Digital ecosystem and consumer engagement : A socio-technical perspective. Journal of Business Research, v. 121, n. January, p. 713–723, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.03.042. Acesso em: 25 ago. 2021.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Fronteiras - estudos midiáticos, v. 22, n. 1, p. 2–10, 2020. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2020.221.01. Acesso em: 27 ago. 2021.
REDDEN, Joanna. Democratic governance in an age of datafication: Lessons from mapping government discourses and practices. Big Data and Society, v. 5, n. 2, p. 1–13, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2053951718809145. Acesso em: 29 ago. 2021.
ROCHA, Janicy Aparecida Pereira; GANDRA, Tatiane Krempser. Práticas informacionais: elementos constituintes. Informação & Informação, v. 23, n. 2, p. 566, 2018. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28857. Acesso em: 23 ago. 2021.
SAVOLAINEN, Reijo. Everyday information practices: a social phenomenological perspective. Lanham: Scarecrow Press, 2008.
SAVOLAINEN, Reijo. Information behavior and information practice: reviewing the “umbrella concepts” of information-seeking studies. Library Quarterly, v. 77, n. 2, p. 109–132, 2007. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/517840. Acesso em: 12 ago. 2021.
SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo; ARAUJO, Carlos Alberto Ávila; PAULA, Cláudio Paixão Anastácio De. Práticas informacionais: desafios teóricos e empíricos de pesquisa. Informação em Pauta, v. 2, p. 1–26, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20650. Acesso em: 13 ago. 2021.
SRNICEK, Nick; SUTTER, Laurent De. Platform capitalism. 1. ed. Cambridge: Polity Press, 2016.
SOCIALBLADE. Analytics Made Easy. Disponível em: https://socialblade.com/. Acesso em: 24 ago. 2021.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; WAAL, Martijn De. The platform society. New York: Oxford University Press, 2018.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo signi ficados. Ciência da Informação, v. 38, n. 3, p. 130–141, 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1236. Acesso em: 24 ago. 2021.
WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo/Belo Horizonte: Boitempo/PUC Minas, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Daniella Melo, Edvaldo Carvalho Alves, Fellipe Sá Brasileiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.




