Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias
perspectivas de aplicação em serviços para usuários pós-graduandos
Palavras-chave:
gestão do conhecimento, biblioteca universitária, serviço de referência, ciência da informação, usuárioResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar elementos da gestão do conhecimento para otimizar a satisfação dos usuários pós-graduandos de bibliotecas universitárias de instituições de ensino públicas. A metodologia de pesquisa dispôs de uma investigação exploratória de natureza descritiva com abordagem qualitativa e, para o embasamento teórico, realizou-se uma pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada no Google, por ser um motor de busca geral, amplamente utilizado, e considerou os 50 resultados mais relevantes, conforme algoritmo de ranqueamento da ferramenta, em novembro de 2023. Como critério de seleção, foram considerados os documentos disponibilizados nos sites de bibliotecas universitárias. Foram selecionadas oito instituições e analisados os serviços para discentes de pós-graduação. A partir disso, foram identificados os serviços direcionados aos pós-graduandos e mapeados os procedimentos de acesso a esses serviços para finalmente serem relacionados com os elementos construtivos de GC, de modo que os serviços para usuários pudessem apresentar uma evolução. Conclui-se que para uma melhor oferta de guias/manuais de usuários e um melhor detalhamento de seus serviços, a biblioteca deve estar internamente organizada e estruturada, motivando e capacitando a equipe para entregas de excelência, e um modelo de GC pode contribuir para esse processo.
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