Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias

perspectivas de aplicação em serviços para usuários pós-graduandos

Autores

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, biblioteca universitária, serviço de referência, ciência da informação, usuário

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar elementos da gestão do conhecimento para otimizar a satisfação dos usuários pós-graduandos de bibliotecas universitárias de instituições de ensino públicas. A metodologia de pesquisa dispôs de uma investigação exploratória de natureza descritiva com abordagem qualitativa e, para o embasamento teórico, realizou-se uma pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada no Google, por ser um motor de busca geral, amplamente utilizado, e considerou os 50 resultados mais relevantes, conforme algoritmo de ranqueamento da ferramenta, em novembro de 2023. Como critério de seleção, foram considerados os documentos disponibilizados nos sites de bibliotecas universitárias. Foram selecionadas oito instituições e analisados os serviços para discentes de pós-graduação. A partir disso, foram identificados os serviços direcionados aos pós-graduandos e mapeados os procedimentos de acesso a esses serviços para finalmente serem relacionados com os elementos construtivos de GC, de modo que os serviços para usuários pudessem apresentar uma evolução. Conclui-se que para uma melhor oferta de guias/manuais de usuários e um melhor detalhamento de seus serviços, a biblioteca deve estar internamente organizada e estruturada, motivando e capacitando a equipe para entregas de excelência, e um modelo de GC pode contribuir para esse processo.

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Biografia do Autor

Elaine Martins Parreiras, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Mestranda em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (2009). Graduada em Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2006). Atua na Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Possui interesse nas áreas de Gestão do Conhecimento, Internacionalização e Educação.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG. Coordenadora do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa ECI UFMG. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC ECI UFMG. Atuou como Analista de Sistemas por 15 anos na área de Engenharia de Software. Interesse na área de Ciência da Informação e Sistemas de Informação, na linha de Gestão e Tecnologia, com destaque para: Recuperação de Informação, Representação e Organização da Informação e do Conhecimento, Interoperabilidade, Acesso, Uso e Reúso de Dados Governamentais Abertos, Governança de dados. Editora-chefe da Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação (ECI/UFMG) e da Revista Docência do Ensino Superior (GIZ/PROGRAD UFMG). Integra a Comissão Editorial da Educação em Revista (FAE/UFMG).

Frederico Mafra, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 21 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC).

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Publicado

2025-04-25

Como Citar

PARREIRAS, Elaine Martins; SILVA, Patrícia Nascimento; MAFRA, Frederico. Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: perspectivas de aplicação em serviços para usuários pós-graduandos. Informação em Pauta, [S. l.], v. 9, p. 1–27, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92617. Acesso em: 4 jul. 2025.

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