Integração das técnicas de Search Engine Optimization e User Experience
uma análise exploratória sobre a otimização da experiência do usuário nos mecanismos de busca
Palavras-chave:
Search Engine Optimization, Experiência do usuário, Mecanismos de buscaResumo
Este estudo analisa o impacto das técnicas de Search Engine Optimization na melhoria da experiência do usuário (User Experience) nos mecanismos de busca. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão documental de literatura especializada, manuais técnicos e diretrizes de Search Engine Optimization. A metodologia permitiu a identificação de práticas de Search Engine Optimization On-Page e Off-Page que influenciam diretamente a navegabilidade, acessibilidade e retenção do usuário nos ambientes digitais. Os resultados indicam que a otimização de metadados, estrutura de conteúdo e velocidade de carregamento das páginas aprimora tanto o ranqueamento nos mecanismos de busca quanto a experiência do usuário. Além disso, fatores como indexação mobile-first, design responsivo e a obtenção de backlinks qualificados reforçam a credibilidade e a usabilidade das páginas. O estudo conclui que estratégias eficazes de Search Engine Optimization não devem ser aplicadas isoladamente, mas integradas à User Experience para garantir acessibilidade, engajamento e satisfação do usuário. Assim, a convergência entre Search Engine Optimization e User Experience se torna essencial para ambientes digitais que buscam não apenas visibilidade, mas também uma experiência informacional otimizada.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BORKO, Harold. Information science: what is it? American documentation, [S. l.], v. 19, no 1, p. 3–5, 1968. ISSN: 0096-946X.
BOWEN, G. A. Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, v. 9, n. 2, p. 27-40, 2009. DOI: 10.3316/QRJ0902027. Disponível em: https://doi.org/10.3316/QRJ0902027. Acesso em: 27 fev. 2025.
BRIN, Sergey.; PAGE, Lawrence. The anatomy of a large-scale hypertextual web search engine. Computer networks and ISDN systems, v. 30, n. 1–7, p. 107–117, 1998.
BUTTCHER, Stefan; CLARKE, Charles L A; CORMACK, Gordon V. Information retrieval: Implementing and evaluating search engines. [S. l.]: Mit Press, 2016.
CACHE. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/cache/. Acesso em: 03 fev. 2025.
CAMOSSI, G.; RODAS, C. M. Contribuições das técnicas de search engine optimization para encontrabilidade da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 28, p. 1-18, 30 jun. 2023. DOI 10.5007/1518-2924.2023.E93371. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/93371. Acesso em: 20 ago. 2024.
CLARKE, Adam. SEO 2022 Learn Search Engine Optimization with Dmart Internet Marketing Strategies: Learn SEO with Smart Internet Marketing Strategies. [S. l.]: Simple Effectiveness Publishing, 2020.
CODINA, Lluís. SEO de contenidos para periodistas: metadatos, título y descripción de la noticia. Metadatos, título y descripción de la noticia. 2019. Disponível em: https://www.lluiscodina.com/metadatos-seo-contenidos-guia-utilizacion-wordpress-yoastseo. Acesso em: 09 set. 2023.
CODINA, Lluís; GONZALO PENELA, Carlos.; PEDRAZA, Rafael.; ROVIRA, Cristòfol. Posicionamiento web y medios de comunicación: ciclo de vida de una campaña y factores SEO. 2017. DOI 10.31009/DigiDoc.2019.inf23. Disponível em: http://repositori.upf.edu/handle/10230/28134. Acesso em: 06 set. 2023.
CONTENT & search engine success factors. 2020. Disponível em: https://searchengineland.com/guide/seo/content-search-engine-ranking. Acesso em: 02 set. 2023.
DAVIS, H. Search engine optimization. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2006.
DRIVAS, I. C; SAKAS, D. P.; GIANNAKOPOULOS, G. A; KYRIAKI-MANESSI, D. Search Engines’ Visits and Users’ Behavior in Websites: Optimization of Users Engagement with the Content. 2021. Business Intelligence and Modelling: Unified Approach with Simulation and Strategic Modelling in Entrepreneurship 8th [...]. [S. l.]: Springer, 2021. p. 31-45.
FISHKIN, Rand. The Beginner’s Guide to SEO: rankings and traffic through search engine optimization. Rankings and Traffic Through Search Engine Optimization. Moz. Disponível em: https://moz. com/beginners-guide-to-seo. Acesso em: 15 jun. 2023.
GANDOUR, Aurélie.; REGOLINI, A. Web site search engine optimization: a casestudy of Fragfornet. Library Hi Tech News, Yorkshire, v. 28, n. 6, p. 6-13, ago. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1108/07419051111173874. Acesso em: 06 set. 2023.
GIL, A.. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOOGLE SEARCH CENTRAL. Search Engine Optimization (SEO) Starter Guide. 2023. Disponível em: https://developers.google.com/search/docs/beginner/seo-starter-guide. Acesso em: 27 fev. 2025.
JONES, Kristopher B. Search Engine Optimization: Your visual blueprint for effective Internet marketing. [S. l.]: John Wiley & Sons, 2008. v. 22.
KUMAR, Guddu.; PAUL, Raj. Kumar. Revisão de literaturasobre SEO on-page e off-page para fins de classificação.United International Journal for Research & Technology(UIJRT), Kushinagar, v. 1, n. 6, p. 30-34, 2020.
LANGVILLE, Amy; MEYER, Carl. Google’s PageRank and beyond. [S. l.]: Princeton university press Princeton, 2011.
LEDFORD, Jerri L. Search engine optimization bible. [S. l.]: John Wiley & Sons, 2015. vol. 584.
LEEFLANG, Peter S H; VERHOEF, Peter C; DAHLSTRÖM, Peter; FREUNDT, Tjark. European management journal, Oxon, v. 32, n. 1, p. 1-12, 2014. Available in: https://doi.org/10.1016/j.emj.2013.12.001. Acesso em: 06 set. 2023.
LIEB, Rebecca.The truth about search engine optimization. New Jersey: Pearson, 2009.
LIEBERAM-SCHMIDT, Sönke. Analyzing and Influencing Search Engine Results: Business and Technology Impacts on Web Information Retrieval. [S. l.]: Springer Science & Business Media, 2010.
LOPEZOSA, C.; CODINA, L.; GONZALO-PENELA, C. SEO off page y construcción de enlaces: estrategias generales y transmisión de autoridad en cibermedios. El Profesional de La Información, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 1-13, 12 jan. 2019. Ediciones Profesionales de la Informacion SL. http://dx.doi.org/10.3145/epi.2019.ene.07. Disponível em: http://www.elprofesionaldelainformacion.com/contenidos/2019/ene/09_es.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.
LOPEZOSA, Carlos; CODINA, Lluís; GONZALO-PENELA, Carlos. SEO off page y construcción de enlaces: estrategias generales y transmisión de autoridad en cibermedios. Profesional de la Información, v. 28, n. 1, 2019.
MAKRYDAKIS, N. SEO mix 6 O’s model and categorization of search engine marketing factors for websites ranking on search engine result pages. International Journal of Research in Marketing Management and Sales, v. 6, n. 1, p. 18-32, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33545/26633329.2024.v6.i1a.146. Acesso em: 03. fev. 2025.
MAKRYDAKIS, N. SEO mix 6 O’s model and categorization of search engine marketing factors for websites ranking on search engine result pages. International Journal of Research in Marketing Management and Sales, v. 6, n. 1, p. 18-32, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33545/26633329.2024.v6.i1a.146. Disponível em: 03 mar. 2025.
MARTINS, Paulo. George. Miranda.; ALENCAR. Danila. Fernandes.; SANT’ANA, Ricardo. Cesar. Gonçalves. Visualização de dados: a autonomia do usuário na construção de gráficos. In: MOREIRA, F. M. et al. (org.). Acesso a Dados e a Ciência da Informação: aplicação, tendências e reflexões. Tupã: Faculdade de Ciências e Engenharia UNESP – Campus de Tupã, 2022. p. 95-109. Disponível em: https://dadosabertos.info/events/dti/4dti.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
MCVITTIE, David. SEO tools:looking at SEO specialists as a user class. 2012. Thesis (Master of Science in Computer Science) -Department of Computing and Information Science,University of Guelph, Guelph, Ontario,2011.
MOZ. On-Page Ranking Factors. 2023. 2023. Disponível em: https://moz.com/learn/seo/on-page-factors. Acesso em: 07 set. 2023.
NAGPAL, M.; PETERSEN, J. A. Keyword Selection Strategies in Search Engine Optimization: How Relevant is Relevance?. Journal of Retailing, v. 97, n. 4, p. 746-763, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jretai.2020.12.002. Acesso em: 03 mar. 2025.
PAGE, Lawrence; BRIN, Sergey; MOTWANI, Rajeev; WINOGRAD, Terry. The PageRank Citation Ranking: Bringing Order to the Web. 1999. The Web Conference [...]. [S. l.: s. n.], 1999. Disponível em: https://api.semanticscholar.org/CorpusID:1508503.
PALANISAMY, Ramaraj; LIU, Yifan. Users’ search satisfaction in search engine optimization. 2020. Proceeding of the International Conference on Computer Networks, Big Data and IoT (ICCBI-2018) [...]. [S. l.]: Springer, 2020. p. 1035–1045.
PARK, Lemuel. Google Algorithms & Updates Focused On User Experience: A Timeline. Search Engine Journal, 11, ago. 2022. Disponível em: https://www.searchenginejournal.com/google-algorithm-updates-for-user-experience-timeline/395070/#close. Acesso em: 06 set. 2023.
PIÑEIRO-OTERO, Teresa; MARTÍNEZ-ROLÁN, Xabier. Understanding digital marketing—basics and actions. MBA: Theory and application of business and management principles, p. 37–74, 2016.
RATHORE, Amit Singh.; PANT, Mohit.; SHARMA, Chetan. Emerging trends in digital marketing in India. In: International Conference On Innovative Research In Science, Technology And Management,17.,2017, Cingapura. Anais[...] Cingapura: University Town, 2017. p. 107-115.
RODAS, C. M..; VIDOTTI, S. A. B. G.; MONTEIRO, S. D. Interfaces entre a arquitetura da informação e a semiótica. Informação & Tecnologia, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 163-180,2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/45874. Acesso em: 12 jan. 2022.
SMITH, Trevor Alexander. The role of customer personality in satisfaction, attitude-to-brand and loyalty in mobile services. Spanish Journal of Marketing-ESIC, v. 24, n. 2, p. 155–175, 2020.
THOMPSON, Paul. Looking back: On relevance, probabilistic indexing and information retrieval. Information processing & management, v. 44, no 2, p. 963–970, 2008.
TRAPHAGEN, Mark. The Three Pillars Of SEO: Authority, Relevance, And Experience. Search Engine Journal, 2022. Disponível em: https://www.searchenginejournal.com/seo/search-authority/#close. Acesso em: 06 set. 2023.
ULLAH, Arif.; NAWI, Nawi. Mohd.; SUTOYO, Edi.; SHAZAD, Asim.; KHAN, Sundas. Naqeeb; AAMIR, Muhammad. Search Engine Optimization Algorithms for Page Ranking: Comparative Study. International Journal of Integrated Engineering, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 19–25, 2018. Disponível em: https://penerbit.uthm.edu.my/ojs/index.php/ijie/article/view/2833. Acesso em: 29 ago. 2023.
USER context signals & search engine rankings. 2022. Disponível em: https://searchengineland.com/guide/seo/personalization-search-engine-rankings. Acesso em: 02 set. 2023.
VACHHANI, Anjalli. Digital marketing in India and its challenges & opportunities ahead. International Journal of Advanced Research, Taipei, v. 4, n. 12, p. 1554-1558, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21474/IJAR01/2555. Acesso em: 06 set. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gustavo Camossi, Cecilo Merlotti Rodas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.