IMAGENS DE VIGILÂNCIA E VIOLÊNCIA: UMA EDUCAÇÃO DOMESTICADORA E SUA SUPERAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i20.33957

Palavras-chave:

Flusser, Educação, Imagem

Resumo

O presente artigo busca discorrer sobre o processo criativo da obra OQUEVEMOS. Além de tratar das escolhas estéticas e das metodologias de criação da obra, este trabalho pretende pôr em diálogo os conceitos filosóficos, artísticos e científicos que, reunidos diante de uma mesma proposta, contribuíram para a elaboração de OQUEVEMOS. A investigação sobre os conceitos de Aparelhamento, programação e jogo do Filósofo Vilém Flusser se entrelaça aos estudos de montagem e formalização de imagens técnicas e seus efeitos sobre o espectador, bem como da superação de uma pedagogia da violência econtrada em imagens de câmeras de vigilância.

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Biografia do Autor

George Ulysses Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Ceará

George Ulysses é Bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Estuda a Ontologia do objeto comunicacional e suas implicações na Arte, Educação e Política.

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SOUSA, George Ulysses R. OQUEVEMOS. Video-Ensaio disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_6E2qksoHuI&app=desktop (17/10/2018).

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

RODRIGUES DE SOUSA, George Ulysses. IMAGENS DE VIGILÂNCIA E VIOLÊNCIA: UMA EDUCAÇÃO DOMESTICADORA E SUA SUPERAÇÃO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 145–161, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i20.33957. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/labor/article/view/33957. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

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