A Matrix Epistemológica

sobre o método, sujeito e objeto da pesquisa

Autores

  • Jean Paulo Pereira Menezes UEMS

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.42721

Palavras-chave:

crítica, método;, sujeito-objeto;, crise

Resumo

RESUMO: Os críticos da epistemologia não ignoram a mesma, seria um impropério. Todavia, os epistemólogos ignoram a perspectiva ontológica, seja por necessidade de manter sua hegemonia na academia ou mesmo por ignorância intelectual. Em outras palavras, a perspectiva ontológica considera necessariamente as gnoseologias e as epistemologias, esse procedimento não é opcional. Radicalmente diferente, o epistemólogo dita, impõem, alicia e sequestra em nome da sua perspectiva, sente-se como um deus da pesquisa científica, quando na verdade não passa de um homo academicus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Paulo Pereira Menezes, UEMS

Possui graduação em História, mestrado em História e doutorado em Ciências Sociais sobre Teoria da História. Tem experiência na área de História e Ciências Sociais, com ênfase em teoria e filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria social marxiana, história e sociedade, intelectuais, teoria e metodologia da pesquisa, método dialético, educação- formação humana, teoria política e economia política, historia moderna e contemporânea.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

MENEZES, Jean Paulo Pereira. A Matrix Epistemológica: sobre o método, sujeito e objeto da pesquisa. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 22, p. 32–43, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i22.42721. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/labor/article/view/42721. Acesso em: 27 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.