Brasil 2013:
ódio e laço social contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.62469Palavras-chave:
Ódio, Laço Social, Psicanálise, Insconsciente, Manifestações SociaisResumo
Este artigo tem por objetivo refletir a relação entre ódio e laço social contemporâneo a partir das manifestações sociais, chamadas “jornadas de junho”, ocorridas em 2013 no Brasil, destacando suas marcas expressivas de raiva e destrutividade voltadas para as representações do gozo capitalista, insígnias do mal estar na cultura contemporânea. Interroga, segundo os estudos freudianos sobre a cultura, o lugar da negatividade do ódio na constituição do laço social, colocando em cena as relações do sujeito com o outro, sobretudo quando este é tratado como objeto. Trata-se assim de mostrar que há uma lacuna nas críticas dirigidas às jornadas quando reduzidas tais manifestações a atos de vandalismo e de violência, ignorando o aspecto do ódio no sentido de uma recusa do sujeito (pobre, negro, gay, mulher etc.) em ser considerado desprezível pela sociedade do capital.
Downloads
Referências
CONH, Gabriel (Org.). Theodor W. Adorno. 2 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
FREUD, Sigmund. Pulsões e destinos das pulsões. Trad. sob a coordenação de Luis A. Hanns. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2004. (Obras psicológicas de Sigmund Freud, Vol I).
______. O Inconsciente. Trad. sob a coordenação de Luis A. Hanns. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2006. (Obras psicológicas de Sigmund Freud, Vol I).
______. Além do princípio de prazer. Trad. sob a coordenação de Luis A. Hanns. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2006. (Obras psicológicas de Sigmund Freud, Vol I).
______. O Eu e o Id. Trad. sob a coordenação de Luis A. Hanns. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2007. (Obras psicológicas de Sigmund Freud, Vol III).
______. Totem e Tabu. Trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1988. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol XIII).
______. Psicologia das massas e análise do eu. Trad. de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. (Sigmund Freud obras completas, Vol. 15).
______. O Futuro de uma ilusão. Trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1988. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol XXI).
______. O Mal-Estar na Civilização Trad. de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (Sigmund Freud obras completas, Vol. 18).
______.Moisés e o monoteísmo. Trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1988. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol XXIII).
LEBRUN, Jean-Pierre. A Perversão Comum. Trad. de Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Campo Matemico, 2008.
______. O Futuro do ódio. Trad. de João Fernando C. Correa. Porto Alegre: CMC, 2008.
JORGE, Marco A. C. Fundamentos da Psicanálise: de Freud a Lacan. vol I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2000.
POMMIER, Gérard. Freud apolítico? Trad. de Patrícia Chitoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
ZIZEK, Slavoj. Bem vindo ao deserto do Real. Trad. de Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2003.
______. Como ler Lacan. Trad. de Maria Luiza X. de A. de Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
______.Violência. Trad. de Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).