REFLEXÕES ACERCA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO, PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE.

Autores

  • Maria Josélia Zanlorenzi

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i13.6591

Resumo

O presente texto aborda algumas das categorias que fundamentam o método do materialismo histórico dialético com o intuito de auxiliar na compreensão da educação enquanto objeto de pesquisa. Partindo da questão ontológica do ser social, pretende-se levar o leitor a compreender o homem enquanto ser histórico e a educação como elemento de reprodução da sociedade capitalista. Discute-se a possibilidade de uma educação que forme o indivíduo, que ele compreenda a sociedade em que está inserido e as relações de trabalho e de exploração nela existentes, com vista à superação do atual modelo de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Josélia Zanlorenzi

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG, Linha de pesquisa História e Políticas Educacionais. Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do CentroOeste - UNICENTRO – Campus Guarapuava- PR.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

ZANLORENZI, Maria Josélia. REFLEXÕES ACERCA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO, PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 114–128, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i13.6591. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6591. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos