INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DEMOCRACIA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Oportunidades e Desafios

Autores

Resumo

Este artigo objetiva estudar as interfaces entre o desenvolvimento/uso da IA e a democracia no que tange, principalmente, à formação da opinião dos cidadãos na arena de comunicações dinâmica e opaca propiciada por essa forma tecnológica. Objetivos específicos: i) investigar as confluências e implicações mútuas entre as ideias de inteligência artificial e democracia; ii) apresentar oportunidades e desafios à continuidade das democracias liberais em razão da adoção da IA em processos sociais comunicativos. Metodologia: método de procedimento hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfico-documental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus de Oliveira Fornasier, universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com Pós-Doutorado pela University of Westminster (Reino Unido).

Downloads

Publicado

2021-10-17

Como Citar

Fornasier, M. de O. (2021). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DEMOCRACIA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS: Oportunidades e Desafios. Nomos: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da UFC, 41(1), 171–194. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/43066

Edição

Seção

Artigos