ORÇAMENTO SENSÍVEL AO GÊNERO: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EQUIDADE

Autores

Resumo

Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, o presente artigo, voltado para o campo do Direito Constitucional Financeiro e aos estudos sobre Gênero, se propõe a analisar, primeiramente, o papel do instituto do orçamento no Sistema Constitucional Brasileiro. Em um segundo momento, refletiremos sobre o gênero enquanto fenômeno performático e resultante de uma construção social, para só então fazermos uma avaliação da importância da mulher para a realização de um desenvolvimento sustentável e por fim, apresentarmos o orçamento sensível ao gênero como ferramenta para o alcance do referido desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Cristina Leite Aguiar, IDP

Mestre e doutora pela PUC/SP. Profesora do IDP/SP FGV-SP e Ibet. Advogada e Coordenadora em  ESG

Maria Edelvacy Marinho, Mackenzie

MARIA EDELVACY MARINHO

Advogada, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutora em Direito pela Universidade Paris 1, mestra e bacharel em Direito pelo Uniceub.

Camilo Onoda Caldas, EPD e USJT

CAMILO ONODA LUIZ CALDAS

 Professor da USJT da EPD e Diretor do Instituto Luiz Gama.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Aguiar, T. C. L., Marinho, M. E. ., & Caldas, C. O. L. (2025). ORÇAMENTO SENSÍVEL AO GÊNERO: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EQUIDADE. Nomos: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da UFC, 44(1), 95–109. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/91958

Edição

Seção

Artigos