AMAMENTAÇÃO NO CÁRCERE: A REALIDADE DAS MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE E A (IN)EXISTÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AMAMENTAÇÃO

Autores

Resumo

O encarceramento é problema recrudescente no mundo e no Brasil e o aumento do encarceramento feminino no Brasil nas últimas duas décadas, especialmente, demanda que se reforce a análise desse fenômeno influenciado por diversas variáveis. Alie-se a esse cenário já complexo, a condição de gestante e/ou lactante para algumas mulheres. A pesquisa realizada teve como objetivo investigar a questão da efetivação de direitos das mulheres em contexto de encarceramento no Brasil e verificar a (in)existência de políticas públicas voltadas para o acolhimento de mulheres lactantes durante sua detenção. Ao analisar diversos documentos relacionados ao aleitamento materno, percebeu-se que em nenhum momento é mencionada a realidade das mulheres encarceradas, o que revela um esquecimento por parte do Estado. Essa omissão é preocupante, uma vez que o aleitamento materno, quando possível, seja por questões de saúde física e\ou mental, e sendo de interesse da mulher lactante, traz benefícios significativos para a saúde e o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê. Percebeu-se a ausência de políticas públicas que garantam o aleitamento materno para mulheres encarceradas, ainda que haja diretrizes elaboradas pelo Ministério da Saúde nesse sentido. A metodologia utilizada para a pesquisa incluiu a consulta de fontes bibliográficas e documentais, como livros, artigos científicos, dissertações, teses e estatísticas governamentais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Andrade, Fundação Getúlio Vargas - FGV - SP

ós doutorado em andamento na Universidade Presbiteriana Mackenzie 2016/2017, bolsista CAPES-PNPD.Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2016), bolsista CAPES - PROSUP/PRODAD. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2007). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2003). Professora da Fundação Getúlio Vargas - GVLaw São Paulo. Desenvolve atividades acadêmicas concentradas na seara do Direito Constitucional, com ênfase em direitos fundamentais, direitos humanos, gênero, planejamento familiar e gestão de conflitos.

Beatriz de Castro Rosa, Unichristus

Doutora e Mestre em Direito Constitucional. Professora do Mestrado e da graduação em Direito da Unichristus. Professora da Unifor.

Rose Raphaele Pereira de Sousa, Unichristus

Advogada. Mestranda em Direito pela Unichristus.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Andrade, D., de Castro Rosa, B., & Raphaele Pereira de Sousa, R. (2025). AMAMENTAÇÃO NO CÁRCERE: A REALIDADE DAS MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE E A (IN)EXISTÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AMAMENTAÇÃO . Nomos: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da UFC, 44(1), 13–32. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/94245

Edição

Seção

Artigos