Desempenho Produtivo de Frangos de Corte Alimentados com Resíduo da Goiaba

Autores

  • Rosa Cavalcante Lira UFAL Autor
  • Carlos Bôa-Viagem Rabello UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE Autor
  • Maria do Carmo Mohaupt Ludke UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE Autor
  • Paulo Vanderlei Ferreira UFAL- Autor
  • Geraldo Roberto Quintão Lana UFAL Autor
  • Jorge Vítor Ludke UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE Autor
  • Wilson Moreira Dutra Junior UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE Autor
  • José Edmar de Lira UFAL – Autor
  • Flaviana Ernandes de Araújo da Silva UFAL - Campus Delza Gitaí, Rio Largo – AL Autor

DOI:

https://doi.org/10.5935/rbna.v7i1.540

Palavras-chave:

performance -subprodutos agroindustriais

Resumo

Com o objetivo de avaliar o efeito da inclusão do resíduo da goiaba no desempenho de frangos de corte foi realizado um experimento com 300 pintos machos Cobb, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos consistiram em uma ração referência à base de milho e farelo de soja e quatro rações com os níveis de 3, 6, 9 e 12% de inclusão do resíduo da goiaba. Foram avaliados semanalmente o consumo de ração, o ganho de peso e a conversão alimentar. Observou-se  que  a  inclusão  do  resíduo  da  goiaba  na  ração  promove  desempenho semelhante à ração á base de milho e farelo de soja, com resultados, de 1 a 42 dias, para o consumo de ração de 4.958, 4.903, 4.975, 4.879 e 5.063 kcal/kg; para o ganho de peso de 2.966, 2.884, 2.945, 2.878  e 2.953 kcal/kg e para a conversão alimentar de 1,67; 1,70; 1,69; 1,70 e 1,72, para o níveis 0, 3, 6, 9 e 12% de inclusão do resíduo, respectivamente, podendo ser utilizado até o nível de inclusão de 12% na ração de frangos de corte

 


 

Biografia do Autor

  • Rosa Cavalcante Lira, UFAL

    Parte da pesquisa financiada pela FACEPE

    Professora Associado – Centro de Ciências Agrárias /UFAL-Doutorado em nutrição animal- Campus Delza Gitaí, Rio Largo-AL


  • Carlos Bôa-Viagem Rabello, UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE
    Professor adjunto – Dep. Zootecnia/UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE
  • Maria do Carmo Mohaupt Ludke, UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE
    Professora adjunto – Dep. Zootecnia/UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE
  • Paulo Vanderlei Ferreira, UFAL-
    4 Professor Associado – Centro de Ciências Agrárias /UFAL-Doutorado em Melhoramento Vegetal e Prof.  Estatístico- Campus Delza Gitaí, Rio Largo-AL
  • Geraldo Roberto Quintão Lana, UFAL
    Professor Associado – Centro de Ciências Agrárias /UFAL-Doutorado em Zootecnia - Campus Delza Gitaí, Rio Largo-AL
  • Jorge Vítor Ludke, UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE
    Professor adjunto – Dep. Zootecnia/UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE
  • Wilson Moreira Dutra Junior, UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE
    Professor adjunto – Dep. Zootecnia/UFRPE – Dois Irmãos, Recife-PE
  • José Edmar de Lira, UFAL –
    Professor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias/UFAL – Campus Delza Gitaí, Rio Largo – AL
  • Flaviana Ernandes de Araújo da Silva, UFAL - Campus Delza Gitaí, Rio Largo – AL
    Aluna de Graduação em Zootecnia – Centro de Ciências Agrárias – UFAL - Campus Delza Gitaí, Rio Largo – AL

     

Referências

FERREIRA, D.F. Programa SISVAR, Sistema de Análise de Variância, Versão 4,6 (Build 6,0), Lavras, DEX/UFLA, 2003

GUIMARÃES, A.A. de S. Utilização do resíduo de goiaba (Psidium guajava L.) na alimentação de poedeiras comerciais. Recife – PE: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2007, 42p, Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE.

MAIORKA, A. Estudo da regulação do consumo em frangos através de dietas com diferentes níveis energéticos na ração. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 37. 2000, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: SBZ, 2000

MANTOVANI, R.J.; CORREIA, M.C.M.; FERREIRA, M.E., NATALE, W. Uso fertilizante de resíduo da indústria processadora de goiabas, Revista Brasileira de Fruticultura. V. 26, n.2, 2004.

ROSTAGNO, H.S.; ALBINO, L.T.; DONZELE, J.L et al. Tabelas Brasileiras para aves e suínos. Composição de Alimentos e Exigências Nutricionais. 2. ed. Viçosa – MG:UFV – DZO, 2005, V.; 186p.

SILVA, D.AT. da; SILVA, E.P. da.; RABELLO, C.B. et al. Características físico-químicas,energéticas e nutricional dos resíduos de goiaba e tomate para frangos de corte de crescimento lento. Revista Brasileira de Zootecnia (no prelo). 2007.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos