Apropriação da escrita como possibilidade de reconfiguração dos processos de subjetivação da criança autista // The appropriation of writing as a possibility of reconfiguration of the subjectivation processes of the autistic child

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.16.2025.e025006

Palavras-chave:

Autismo, psicanálise, escrita, inclusão

Resumo

O presente artigo destaca a importância da apropriação da escrita para algumas crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista no âmbito escolar, refletindo como esse dispositivo pode reconfigurar a posição subjetiva dessas crianças, ao se apresentar para ela como um recurso disponível para a comunicação. Apresenta estudos recentes que elucidam esse processo a partir de um ato educativo responsável e ético, que resgate o sujeito em sua singularidade. Por fim, alerta sobre o silenciamento epistemológico nas instituições escolares sobre as contribuições da psicanálise e da teoria sócio-histórica para a inclusão das crianças com diagnóstico de autismo, apontando que esse apagamento teórico-prático pode ser prejudicial para os educadores por dificultar escolhas entre os diferentes tipos de atendimentos a essas crianças no âmbito da educação inclusiva. Neste percurso, propomos pensar o fazer pedagógico a partir de uma orientação que tome o aluno como sujeito e esteja atenta à singularidade que se impõe a cada um no ambiente coletivo da escola.

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Biografia do Autor

Karinne Ledjane Vieira Pinto Pinto, Secretaria de Educação/DF

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2021). Professora da Secretaria de Estado de educação do Distrito Federal. Membro do grupo de pesquisa Psicanálise e Inclusão.

Viviane Neves Legnani Legnani, Universidade de Brasília

Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília e Pós-Doutorado pela Universidade Católica de Brasília. Professora Associada da Universidade de Brasília. Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação. Membro do grupo de pesquisa Psicanálise e Inclusão. 

Silmara Carina Dornelas Munhoz Munhoz , Universidade de Brasília

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.  Professora Associada da Universidade de Brasília. Faculdade de Educação

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Publicado

2025-04-04

Como Citar

Pinto, K. L. V. P., Legnani, V. N. L., & Munhoz , S. C. D. M. (2025). Apropriação da escrita como possibilidade de reconfiguração dos processos de subjetivação da criança autista // The appropriation of writing as a possibility of reconfiguration of the subjectivation processes of the autistic child . Revista De Psicologia, 16, e025006. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.16.2025.e025006