A Contribuição de uma Liga Acadêmica no Ensino de Graduação em Enfermagem

Autores

  • Marislei Sanches Panobianco
  • Mariana Lopes Borges
  • Edilaine Assunção Caetano
  • Bárbara Alexandre Lespinassi Sampaio
  • Paola Alexandria Pinto de Magalhães
  • Débora Cherchiglia de Moraes

Resumo

Estudo quantitativo, descritivo e transversal, que objetivou identificar e avaliar a contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. Os dados foram coletados de maio a agosto de 2010, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos alunos de graduação nas dependências de uma instituição de ensino superior e enviado, via correio eletrônico, aos egressos, totalizando 22 entrevistados vinculados a uma liga de prevenção e combate ao câncer. As respostas foram estruturadas em um banco de dados na planilha Excel (Windows 2007) e, após, realizada análise por meio do software Epi Info, utilizando estatística descritiva. Respeitados os preceitos éticos. Todos os entrevistados afirmaram que a liga contribuiu para o aprendizado acadêmico. A Liga mostrou-se como uma importante estratégia de ensino, contribuindo para formação profissional, para a reflexão crítica sobre oncologia e promoção da assistência humanizada.

Downloads

Downloads

Publicado

2013-02-27

Como Citar

Panobianco, M. S., Borges, M. L., Caetano, E. A., Sampaio, B. A. L., Magalhães, P. A. P. de, & Moraes, D. C. de. (2013). A Contribuição de uma Liga Acadêmica no Ensino de Graduação em Enfermagem. Rev Rene, 14(1). Recuperado de https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3351

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)