Título Padrão

o legado teórico sob múltiplos enfoques

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.1.d01

Resumen

Nascido em 1920, Celso Furtado está, certamente, entre os principais pensadores sociais brasileiros e sua relevância extrapola as fronteiras nacionais. Ao longo de mais de 50 anos escreveu sobre temas variados; abordou as dimensões políticas, econômicas, culturais, burocráticas etc., da sociedade e do Estado brasileiro; participou de eventos políticos importantes da história do país e teve destacadas participações em organizações internacionais. Autor de obra vasta e profunda, Furtado deixou um legado relevante para o pensamento social e político brasileiro, assim como deixou pistas abertas para o prosseguimento de investigações sobre o Brasil. A riqueza de empreendimentos como esses, de junção de diversos artigos sobre um autor e sua obra está, justamente, na possibilidade de ampliar o leque de olhares e perspectivas sobre os temas, objetos e problemas tratados por um pensador de grande envergadura como Celso Furtado.    

Palavras-chave: Celso Furtado; pensamento social brasileiro; intelectuais; subdesenvolvimento

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação - bacharelado e licenciatura - em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2009), especialização em Ensino de Sociologia (2011) e mestrado em Ciências Sociais (2012), pela mesma universidade. Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Política e Pensamento Social Brasileiro atuando principalmente nos temas: desenvolvimento humano, subdesenvolvimento, mudança social, governança, construção democrática.

, Universidade Estadual de Londrina

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e graduação em pela Universidade Estadual de Londrina (1985). Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. 

Publicado

2020-03-01

Cómo citar

Shishito, F. A., & Rezende, M. J. de. (2020). Título Padrão: o legado teórico sob múltiplos enfoques. Revista De Ciências Sociais, 51(1), 31–43. https://doi.org/10.36517/rcs.51.1.d01

Número

Sección

Dossiê: Centenário de Celso Furtado