Entre obturadores e arquivos:

Desconstruindo o Imperialismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v55i1.94388

Palavras-chave:

Descolonização de arquivo, História Potencial, Colonialismo, Imperialismo

Resumo

Trata-se de uma resenha crítica do livro História Potencial: Desaprender o Imperialismo, de Ariella Aïsha Azoulay, que analisa a interseção entre história, memória e imperialismo. A obra objetiva desconstruir narrativas hegemônicas e evidenciar como a fotografia, os arquivos e os museus serviram e ainda servem como ferramentas de dominação colonial. Para isso, adota uma abordagem interdisciplinar, dialogando com teóricos de diversas correntes do pensamento e apontando a fotografia como um dispositivo que molda relações de poder. Conclui que a forma como a fotografia tem sido utilizada, exposta e/ou arquivada reforça o imperialismo, desumaniza populações colonizadas e legitima a expropriação cultural. Como alternativa, propõe a criação de um contra-arquivo e a necessidade de desaprender as estruturas epistemológicas que perpetuam a dominação.

Downloads

Biografia do Autor

Danielle Santos de Freitas, Universidade Estadual do Maranhão

Danielle Freitas é maranhense, graduada em Biblioteconomia e especialista em Gestão e Política Pública do Esporte e Lazer pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestra em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura – GEPLEM/UFMA.

Referências

AZOULAY, Ariella Aïsha. História potencial: desaprender o imperialismo. Ubu Editora, 2024.

MBEMBE, Achille. Sair da Grande Noite: ensaio sobre a África descolonizada. Portugal: Edições Pedago-LDA, 2014.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocetrismo e América Latina”. LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. CLACSO, Buenos Aires, Argentina. 2005.

Downloads

Publicado

22-04-2025

Como Citar

Santos de Freitas, D. (2025). Entre obturadores e arquivos:: Desconstruindo o Imperialismo . Revista De Ciências Sociais, 55(1). https://doi.org/10.36517/rcs.v55i1.94388