Entre obturadores e arquivos:
Desconstruindo o Imperialismo
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.v55i1.94388Palavras-chave:
Descolonização de arquivo, História Potencial, Colonialismo, ImperialismoResumo
Trata-se de uma resenha crítica do livro História Potencial: Desaprender o Imperialismo, de Ariella Aïsha Azoulay, que analisa a interseção entre história, memória e imperialismo. A obra objetiva desconstruir narrativas hegemônicas e evidenciar como a fotografia, os arquivos e os museus serviram e ainda servem como ferramentas de dominação colonial. Para isso, adota uma abordagem interdisciplinar, dialogando com teóricos de diversas correntes do pensamento e apontando a fotografia como um dispositivo que molda relações de poder. Conclui que a forma como a fotografia tem sido utilizada, exposta e/ou arquivada reforça o imperialismo, desumaniza populações colonizadas e legitima a expropriação cultural. Como alternativa, propõe a criação de um contra-arquivo e a necessidade de desaprender as estruturas epistemológicas que perpetuam a dominação.
Downloads
Referências
AZOULAY, Ariella Aïsha. História potencial: desaprender o imperialismo. Ubu Editora, 2024.
MBEMBE, Achille. Sair da Grande Noite: ensaio sobre a África descolonizada. Portugal: Edições Pedago-LDA, 2014.
QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocetrismo e América Latina”. LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. CLACSO, Buenos Aires, Argentina. 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).