Análise crítica das opções terapêuticas para deformidades do sulco lacrimal: revisão da literatura

Autores

  • William de Almeida Machado Universidade Federal do Ceará
  • Salustiano Gomes de Pinho Pessoa Universidade Federal do Ceará
  • Vitor Vasconcellos Muniz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n1p43-47

Palavras-chave:

Cirurgia plástica. Revisão. Face. Olho. Envelhecimento.

Resumo

O sulco nasojugal, também conhecido como canal lacrimal, é um sulco cutâneo distinto que se estende inferolateralmente do canto medial até, aproximadamente, a linha pupilar média e se torna progressivamente mais proeminente com a idade. O contorno anormal de tecidos periorbitais resultam em uma área escura que denota a aparência cansada. A concavidade criada por esse sulco é comumente percebida como um círculo escuro abaixo do olho que é difícil de esconder com maquiagem. A atrofia óssea e gordurosa com a idade pode contribuir com a perda do suporte tecidual e descida da bochecha, que aprofunda o sulco lacrimal. O trabalho em questão tem como objetivo a revisão de literatura referente ao tratamento da deformidade do sulco lacrimal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William de Almeida Machado, Universidade Federal do Ceará

Médico Residente do Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Membro Aspirante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Pós-Graduação Strictu Sensu - Doutorado – Unesp Botucatu/SP, conclusão dos créditos (1988), MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde (2000), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2001), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Supervisor do Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Vitor Vasconcellos Muniz, Universidade Federal do Ceará

Pós-graduação em cirurgia plástica pela Universidade Federal do Ceara, Membro Titular da Sociedade de Cirurgia Plástica (SBCP), Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO