Protocolo de diagnóstico de hipertensão arterial em pacientes transplantados renais
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2025v65n1e83281Palavras-chave:
Protocolos, Hipertensão Arterial Sistêmica, Transplante Renal, Monitorização Ambulatorial da Pressão ArterialResumo
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) tem, a longo prazo, impacto significativo no risco cardiovascular e na função do enxerto entre os transplantados renais. Além disso, existe uma relação causal em sentido de mão dupla entre a função renal e a HAS. A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), por sua melhor correlação com os desfechos renais e cardiovasculares, é considerada o padrão-ouro na determinação do diagnóstico da doença hipertensiva. Diante disso, este artigo propõe descrever uma sugestão de protocolo assistencial na padronização dos procedimentos técnicos, dos instrumentos diagnósticos e a racionalização da utilização da MAPA no diagnóstico de hipertensão arterial em pacientes transplantados renais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Medicina da UFC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.