Aspectos de imagem do cisto epidermoide intradiploico: relato de dois casos
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2025v65n1e83537Palavras-chave:
Cisto Epidermoide, Ressonância Magnética, Neuroimagem, Tomografia Computadorizada por Raios XResumo
Objetivos: O cisto epidermoide intradiploico é um tipo raro de cisto epidermoide e geralmente é benigno. Acomete mais os ossos occipital, frontal e parietal. O intuito desse estudo é relatar dois casos de pacientes com alterações radiológicas sugestivas de cisto epidermoide intradiploico. Metodologia: A concepção metodológica consistiu na pesquisa bibliográfica e documental, através dos dados dos exames dos pacientes com diagnóstico de cisto epidermoide intradiploico, e como instrumentos de pesquisa foram utilizadas as informações contidas nos bancos de dados do PUBMED e do SCIELO. Discussão: O crescimento do cisto epidermoide intradiploico é lento, sendo frequentemente assintomático, porém pode cursar com cefaleia esporádica ou até proeminência óssea local, indolor à palpação superficial. Para o adequado diagnóstico, torna-se necessário a realização de exame de neuroimagem em conjunto com a confirmação pelo histopatológico. Normalmente, o cisto epidermoide intradiploico não segue a densidade usual do líquor na tomografia computadorizada (TC) e na ressonância magnética (RM). O tratamento costuma ser a ressecção completa, que quando realizada tem bom prognóstico. Conclusão: Por ser uma lesão rara, o conhecimento do aspecto de imagem pelo radiologista é primordial para o diagnóstico e o manejo cirúrgico adequado dessas lesões.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Medicina da UFC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.