Tumores neuroendócrinos gastroduodenais: perfil epidemiológico dos pacientes de um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2025v65n1e85060Palavras-chave:
Neoplasias Gastrointestinais, Tumores Neuroendócrinos, Gastrite Atrófica, Neoplasia Endócrina Múltipla Tipo 1Resumo
Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico dos portadores de tumores neuroendócrinos gástricos e/ou duodenais de um hospital universitário. Metodologia: Análise retrospectiva dos casos de tumores neuroendócrinos gástricos e/ou duodenais diagnosticados entre janeiro/2010 e fevereiro/2022. Os dados sociodemográficos, características tumorais e doenças associadas foram coletados por meio dos registros de laudos anatomopatológicos e de imuno-histoquímica, laudos de endoscopias e revisão de prontuários dos pacientes selecionados. Resultados: Foram identificados 52 pacientes, sendo 75% do sexo feminino. A idade média foi 57±14 (30-86) anos. O sítio mais frequente de tumor neuroendócrino foi o estômago (78.8%), sendo 94.4% dos tumores gástricos graduados como G1 (baixo grau) ou G2 (grau intermediário) e 4.9% como G3 (alto grau); dos tumores duodenais (17.3%), 100% foram graduados como G1 ou G2. A taxa de positividade de H. pylori foi de 44%, e não houve associação entre presença da infecção e maior gravidade dos tumores gástricos ou duodenais. Quanto às doenças associadas, 38.5% (n = 20) tinham gastrite atrófica; 25% (n = 13) tinham hipotireoidismo primário e 17% (n = 9) tinham neoplasia endócrina múltipla tipo 1. Conclusões: Observamos predomínio de associação com gastrite atrófica e hipotireoidismo primário, sendo tumores de baixa agressividade predominantes no sexo feminino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Medicina da UFC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.