Cuidados paliativos no ensino médico
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2025v65n1e85191Palavras-chave:
Cuidados Paliativos, Avaliação Curricular das Faculdades de Medicina, Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida, Estudantes de Medicina, Educação MédicaResumo
Objetivo: Avaliar conhecimento e preparo em Cuidados Paliativos de acadêmicos de Medicina. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, de caráter epidemiológico, incluindo ao todo 201 estudantes, matriculados entre o primeiro ao sexto ano da graduação do curso de Medicina, em uma das 5 universidades de Curitiba/PR, com 15 questões subjetivas e objetivas retiradas de provas de concurso/residência, realizado após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no período de setembro de 2020 a março de 2021. Aproximadamente 78,3% dos 201 estudantes avaliados não tiveram a disciplina no momento da avaliação ou não terão na graduação e apenas 17,9% qualificam-se a prestar Cuidados Paliativos. Entre aqueles que já cursaram ou estavam cursando a matéria, 36,4% consideraram-se aptos, enquanto dentre os que não cursaram, 87,3% negaram sentir-se habilitados. Resultados: Nas perguntas objetivas, a média de acertos dos alunos que já tiveram ou estavam cursando a matéria foi de 6,3/8 e do outro grupo, 5,4/8. Conclusão: Apesar dos estudantes possuírem bom conhecimento técnico em Cuidados Paliativos, sentem-se despreparados para o exercício.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Medicina da UFC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.