A brief introduction to a Hertzian reading of Wittgenstein’s Tractatus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.22.3

Palavras-chave:

Hertz. Wittgenstein. Ontologia. Teoria da figuração. Filosofia da ciência.

Resumo

O objetivo desse pequeno texto é apresentar hipótese de que existem influências notáveis ​​do pensamento do físico Heinrich Hertz - especialmente em Os Princípios da Mecânica (1894) - sobre o Tractatus Logico-Philosophicus (1922), de Wittgenstein. De fato, é amplamente reconhecido que algum tipo de influência de Hertz sobre Wittgenstein deve existir; no entanto, como e em que medida a relação entre os dois pensadores foi importante não está unanimemente resolvida. Propomos aqui três amplas áreas em que o pensamento de Wittgenstein no Tractatus pode ser tributário do sistema mecânico desenvolvido por Hertz (com todas as suas adições e melhorias): a ontologia, a teoria da figuração e a filosofia da ciência. A esse respeito, deve-se mencionar que Wittgenstein sempre foi parcimonioso ao admitir influências; apesar de se referir a Hertz várias vezes em seus escritos, em nenhum lugar ele esclareceu a extensão da influência de Hertz sobre o seu pensamento. Além disso, consideramos a literatura especializada sobre este tema não é clara e nem convincente. Portanto, visamos nossa própria interpretação e encaminhamento de alguns pontos do que ainda parece ser um mistério: a influência de Hertz sobre o Tractatus de Wittgenstein.

Biografia do Autor

Eduardo Simões, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Filosofia atuando com temas ligados à Lógica, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Ciência, Ética, H. Hertz e L. Wittgenstein. Atuou em atividades administrativas e de representação como coordenador de pós-graduação e coordenador de pesquisa. É autor dos livros "Wittgenstein e o Problema da Verdade" (2008), "Lógica Formal e Ética" (2009), "Hertz, Wittgenstein e a Representação do Mundo" (2012), além de um livro na área de Metodologia Científica intitulado "Manual para Normalização de Projetos de Pesquisa, Monografia e Trabalhos Científicos" (2014). Atualmente é professor adjunto (DE) e coordenador do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins, bem como, Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (INEP - MEC). É membro da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica.

Referências

BOLTZMANN, L. Escritos Populares. Trad. Antônio A. P. Videira. São Leopoldo-RS: Editora Unisinos, 2004.

HERTZ, H. The Principles of Mechanics Presented in a New Form. Pref. W. Von Helmholtz. Trad. D. E. Jones e J. T. Walley. Intr. R. S. Cohen. New York: Dover Publications. 1956.

McGUINNES, B. F. Wittgenstein: A Life – Young Ludwige 1889-1921. Berkeley: University of California Press, 1988.

MONK, Ray. Wittgenstein: o dever do gênio. Tradução Carlos Afonso Malferrari. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

WITTGENSTEIN, L. [1914-1916]. Notebooks [NB]. Ed. G. H. von Wright e G. E. M. Anscombe. Oxford: Basil Blackwell, 1969.

WITTGENSTEIN, L. [1922]. Tractatus Logico-Philosophicus [TLP]. B. Russell, F. R. S. – Introdução. Trad., apres. e ensaio introdutório de Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: EDUSP, 1995.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Edição

Seção

Artigos