Foco e Escopo

Argumentos é uma Revista de Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Visa divulgar e intercambiar, prioritariamente, trabalhos de pesquisadores em Filosofia do Brasil e do exterior nas seguintes linhas de pesquisa: Ética e Filosofia Política e Filosofia do Conhecimento e da Linguagem. Essas linhas são compatíveis com a política de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC.


Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo submetido será avaliado por pelo menos um parecerista e, em caso de parecer não conclusivo, será avaliado por um segundo parecerista; em caso de discordância nos pareceres de ambos, será enviado para um terceiro parecerista emitir novo parecer. Os artigos serão avaliados sem identificação do(a) autor(a), no sistema blind-review.

O(s) autor(es)(as) deverão ser portadores(as) do título de doutor (a), preferencialmente em filosofia, mas não exclusivamente. 

O tempo padrão de conclusão de uma avaliação é de pelo menos 120 (cento e vinte) dias e está relacionado à disponibilidade dos avaliadores. Entretanto, esse prazo pode ser estendido por força das circunstâncias de cada trabalho submetido e da temática abordada.

As publicações de trabalhos de pesquisadores oriundos da UFC estará restrita ano máximo 20% dos artigos de cada número da revista; e estes mesmos pesquisadores só poderão publicar novo artigo na Argumentos decorridos 24 (vinte e quatro) meses do último trabalho publicado na revista. Essa restrição não se aplica a resenhas e notas bibliográficas.

No caso de publicação de trabalhos de pesquisadores externos à UFC, um mesmo autor(a) só terá novo trabalho publicado na revista após 1 (um) ano em relação ao número de sua última publicação. Essa restrição não se aplica a resenhas e notas bibliográficas.


Periodicidade

A revista Argumentos é uma publicação com periodicidade semestral, com acesso livre.



Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Licença Creative Commons

Presentation

Twice a year, Argumentos publishes first-rate journal articles, discussion notes, reviews, and/or a special issue, on all aspects of philosophy, written in Portuguese, English, Spanish, Germany or French. The publication has a hard-print version as well as a digital version. Its main goal is to present and expand philosophy, broadly construed. Argumentos strives to offer articles with solid and well-written argumentation on the philosophical issues at hand. In 2011, the journal entered a new stage and became the official scientific journal of the graduate programme of philosophy at the Federal University of Ceará, Brazil. Its aim is to be a high-standard philosophy publication with impact both in Brazil and overseas. With that objective in mind, Argumentos has four main co-editors, who take care of two broad areas: (1) theoretical philosophy (mostly, but not exclusively, analytic in nature) and (2) practical philosophy (mostly, but not exclusively, continental). In order to guarantee high quality in its publications, Argumentos has a scientific committee comprising both non-Brazilian and Brazilian philosophers.

Editors

Practical Philosophy

Luiz Felipe Sahd (UFC) - Editor
Evanildo Costeski (UFC)

Theoretical Philosophy

Cícero Barroso (UFC) - Editor
Kleber Carneiro Amora (UFC)

Scientific board

Adriano Correia (UFG)
Adriano Naves de Brito (Unisinos)
André Leclerc (UFC)
Cícero Barroso (UFC)
Claudinei Aparecido de Freitas da Silva (UNIOESTE/PR)
Cláudio Boeira Garcia (UNIJUI)
Cláudio Ferreira Costa (UFRJ)
Eduardo Castro (Universidade da Beira Interior)
Edmilson Azevedo (UFPB)
Ernani Chaves (UFPA)
Fernando Eduardo de Barros Rey Puente (UFMG)
Fernando Magalhães (UFPE)
Giuseppe Tosi (UFPB)
Guido Imaguire (UFRJ)
Guilherme Castelo Branco (UFRJ)
Helder B. Aires de Carvalho (UFPI)
João Branquinho (Universidade de Lisboa)
João Emiliano Aquino Fortaleza (UECE)
Jorge Adriano Lubenow (UFPB)
Juan Adolfo Bonaccini (UFPE)
Luis Manuel Bernardo (UNL)
Marcos Rufino (UNICAMP)
Maria Cecilia Maringoni de Carvalho (UFPI)
Mário Vieira de Carvalho (UNL)
Patrice Canivez (Université Lille 3)
Pedro Galvão (Universidade de Lisboa)


Corpo Editorial

Comitê Editorial

Ética e Filosofia Política
Luiz Felipe Sahd (UFC) - Editor
Evanildo Costeski (UFC)

Filosofia da Linguagem e do Conhecimento

Cícero Barroso (UFC) - Editor

Kleber Carneiro Amora (UFC)

Conselho Editorial

Adriano Correia (UFG)
Adriano Naves de Brito (UNISINOS)
André Duarte (UFPR)
André Leclerc (UFC)
Cícero Barroso (UFC)
Claudinei Aparecido de Freitas da Silva (UNIOESTE/PR)
Cláudio Boeira Garcia (UNIJUI)
Cláudio Ferreira Costa (UFRJ)
Edmilson Azevedo (UFPB)
Eduardo Castro (Univ. da Beira interior)
Ernani Chaves (UFPA)
Fernando Eduardo de Barros Rey Puente (UFMG)
Fernando Magalhães (UFPE)
Giuseppe Tosi (UFPB)
Guido Imaguire (UFRJ)
Guilherme Castelo Branco (UFRJ)
Helder B. Aires de Carvalho (UFPI)
João Branquinho (Univ. Lisboa)
João Emiliano Aquino Fortaleza (UECE)
Jorge Adriano Lubenow (UFPB)
Juan Adolfo Bonaccini (UFPE - In memoriam)
Luis Manuel Bernardo (UNL)
Marco Rufino (UNICAMP)
Maria Cecília Maringoni de Carvalho (UFPI)
Mário Vieira de Carvalho (UNL)
Pedro Santos (Univ. do Algarve)
Rafael Haddock-Lobo (UFRJ)
Rosalvo Schutz (UNIOESTE/PR)

Indexadores

Latindex
ANPOF
Portal de Periódicos da CAPES
QUALIS CAPES
CLASE
The Philosopher's Index
ERIHPLUS
⁠⁠⁠Ulrich's Web
Ebsco
Redib


Ethical Principles and good practices

Ethical principles and good practices of the philosophy journal Argumentos (Documento PDF - Tamanho 88,2KB)

CARTA DE PRINCÍPIOS ÉTICOS E DE BOAS PRÁTICAS DA REVISTA ARGUMENTOS


SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO


1) Todos os trabalhos submetidos à Revista Argumentos são encaminhados para avaliação por pares (peer review) com o método blind-review.
2) No caso de pareceres discordantes, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador, que desempatará a decisão pela publicação ou não do trabalho.
2) Todo o processo de avaliação será mediado por um ou mais editores da Revista Argumentos.
3) O conteúdo do trabalho submetido será sigiloso até a data de sua publicação. No caso de um parecer negativo sobre a publicação, o trabalho será devolvido ao autor, em total sigilo.
4) O conteúdo da avaliação encaminhado pelos pareceristas será sigiloso, de conhecimento apenas dos avaliadores, do editor e do autor.
5) O nome dos autores, assim como dos pareceristas, serão sigilosos.
6) O processo de avaliação demora, em média, quatro meses.


SOBRE OS DIREITOS DE VEICULAÇÃO


7) Ao submeter um trabalho, o autor transfere os direitos de veiculação e de publicação à Revista Argumentos.
8) Se o trabalho vier a ser reproduzido total ou parcialmente em alguma outra edição, é obrigatória a referência à Revista Argumentos, assim como o número e o ano da publicação.
9) É critério dos editores da Revista Argumentos e dos seus avaliadores recomendar ao autor modificações no seu original, condicionando a sua veiculação à aceitação ou não da recomendação.


SOBRE O INEDITISMO DO TRABALHO PUBLICADO


10) Todos os trabalhos publicados na Revista Argumentos devem ser inéditos.
11) Os trabalhos submetidos à Revista Argumentos não podem estar submetidos à nenhuma outra revista, enquanto durar o processo de avaliação.
12) Toda e qualquer referência a trabalhos do próprio autor devem ser indicadas.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS E O PLÁGIO

13) É de responsabilidade do autor garantir a autorização para traduções e reproduções de originais, conforme Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
14) É permitida “a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”, conforme Art. 46, parágrafo III, da Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
15) O autor será responsabilizado por plágio, conforme Art. 184 da Lei Nº 10.695, de 1 de julho de 2003.
16) Não é permitido ao autor fazer referências aos seus próprios textos sem citá-los, conforme a norma estabelecida por essa editoria.

SOBRE AS RESPONSABILIDADES DA REVISTA ARGUMENTOS E DOS AUTORES

17) É responsabilidade da Revista Argumentos veicular e arquivar todos os trabalhos, fazendo referência aos autores, assim como indexar seu conteúdo em plataformas nacionais e internacionais.
18) É responsabilidade do autor o conteúdo dos seus trabalhos, a autenticidade de suas referências, a omissão de informações e a adequação às normas da língua em que o texto é escrito, assim como à padronização da ABNT.
19) Todos os autores que assinam o trabalho afirmam ter participado do seu processo de pesquisa e redação, se responsabilizando ética e legalmente pelo que afirmam.
20) A Revista Argumentos não se responsabiliza pelo que afirmam os autores em seus respectivos trabalhos, mas apoia a liberdade de expressão e de consciência de seus colaboradores.
21) A qualquer tempo, por iniciativa do autor ou dos editores, poderá ser publicada retratação ou correção de algum conteúdo divulgado em edições anteriores, seja para noticiar plágio, informações incorretas ou omissões.
22) Ao submeter um trabalho à Revista Argumentos, o autor afirma que o trabalho apresentado, bem como a pesquisa que o antecedeu, preza pela dignidade da pessoa humana e por seus direitos, assim como seguem a legislação vigente sobre a ética em pesquisa e editorial.

SOBRE OS CONFLITOS DE INTERESSES


22) Todos os autores do trabalho devem divulgar a sua vinculação institucional e suas fontes de financiamento de pesquisa, assim como relatar qualquer interesse comercial, institucional ou pessoal que possa influenciar os resultados apresentados no trabalho a ser publicado.
23) A Revista Argumentos é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará, instituição pública, mantida por verbas estatais e sem fins lucrativos.