Matemática e metafísica em Platão e Aristóteles
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.25.19Palavras-chave:
Matemática. Metafísica. Platão. Aristóteles. Revolução Científica.Resumo
As diferenças entre os modos de conceber a realidade matemática estão no próprio centro da divergência entre as filosofias de Platão e de Aristóteles, figurando de maneira crucial no estágio das controvérsias metafísicas que separam os dois filósofos. Platão, argumenta-se, mantém-se fiel à tradição filosófica anterior, ao estabelecer uma hierarquia ontológica que espelha diretamente os graus de inteligibilidade dos objetos da ciência. Aristóteles subverte fundamentalmente essa tendência, ao subordinar a matemática à física e propor, no lugar da matemática, a lógica como modelo primário da razão dianoética.
Referências
BARNES, Jonathan. Aristóteles. Trad. Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
BRAMBAUGH, Robert. Aristotle as Mathematician. The Review of Metaphysics, Vol. 8, No. 3 (Mar., 1955), pp. 379-393
BURNET, John. A aurora da filosofia grega. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
CATTANEI, Elisabetta. Entes matemáticos e metafísica: Platão, a Academia e Aristóteles em confronto. Trad. Fernando S. Moreira. Prefácios de Imre Toth e Thomas A. Szlezák. São Paulo: Loyola, 2005.
ERICKSON, Glenn W.; FOSSA, John. A. A linha dividida: uma abordagem matemática à filosofia platônica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2006.
ERICKSON, Glenn W.; FOSSA, John. Número e razão: os fundamentos matemáticos da metafísica platônica. Natal: EDUFRN, 2005.
HEISENBERG, Werner. A parte e o todo: encontros e conversas sobre física, filosofia, religião e política. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
HÖSLE, Vittorio. Interpretar Platão. Trad. Antonio Celiomar Pinto de Lima. São Paulo: Loyola, 2008.
KAHN, Charles H. Pitágoras e os pitagóricos: uma breve história. Trad. Luis Carlos Borges. São Paulo: Loyola, 2007.
KNEALE, William; KNEALE, Martha. The Development of Logic. London: Oxford (Clarendon), 1971.
LEAR, Jonathan. Aristotle’s Philosophy of Mathematics. Philosophical Review, 91 (1982), p. 161-192.
MATTÉI, Jean-François. Platão. Trad. Maria Leonor Loureiro. São Paulo: UNESP, 2010.
MATTÉI, Jean-François. Pitágoras e os pitagóricos. Trad. Constança Marcondes Cesar. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007.
PLATÃO. The Dialogues plus The Seventh Letter. Trad. Benjamin Jowett e J. Harward. Chicago: William Benton, 1952 (Great Books of the Western World).
REALE, Giovanni. Para uma nova interpretação de Platão: Releitura da metafísica dos grandes diálogos à luz das “Doutrinas não-escritas”. Trad. Marcelo Perine. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
SZLEZÁK, Thomas A. Ler Platão. Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2005.
SHAPIRO, Stewart. Thinking about mathematics: The philosophy of mathematics. New York: Oxford, 2000.
WHITEHEAD, Alfred North. A ciência e o mundo moderno. Trad. Hermann Herbert Watzlawick. São Paulo: Paulus, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.