Os bastidores do olhar: o outro para além do instante da metamorfose
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.4Palavras-chave:
Olhar. Ser-olhado. Outro. Solipsismo.Resumo
Quando se pensa na proposta sartriana para uma teoria da alteridade em O Ser e o Nada, nossa atenção frequentemente se volta para sua famosa e original análise sobre “o olhar do outro”. O momento em que Sartre apresenta essa análise em sua obra se caracteriza por um esforço do autor para escapar do problema do solipsismo, sendo o desenvolvimento de uma “fenomenologia do olhar” apresentado como uma resposta decisiva para o problema. No entanto, os críticos de Sartre mostraram o que essa resposta tem de problemática, na medida em que privilegia o “ser-olhado” - dimensão adquirida através de uma metamorfose que o olhar do outro é capaz de provocar no sujeito -, como aquilo que garantiria uma efetiva relação de alteridade. Nesse trabalho, procuro retomar tais críticas a fim de evidenciar seus limites, para, em seguida, mudar o foco, trazendo à cena os “bastidores” do olhar que nos direcionam para uma saída contra o solipsismo.
Referências
ALT, F. Em busca da prova da existência do outro: a trajetória singular sartriana contra o solipsismo. In: FALABRETTI, E.; DE BRITES, S.; SAAS, S. D. (Orgs). O Ser e o Nada leitura e crítica das questões fundamentais. Curitiba: Kotter (no prelo).
ALT, F. L’hantologie de Sartre. Sur la spectralité dans L’Être et le Néant. Louvain-la-Neuve: Peeters, 2021.
BARBARAS, R. De l’être du phénomène. Grenoble: Jérôme Millon, 2001.
BARBARAS, R. Le corps et la chair dans la troisième partie de L’être et le néant. In: MOUILLIE, J-M. (Org.) Sartre et la phénoménologie. Fontenay-aux-Roses: ENS, 2000.
BEAUVOIR, S. de. Merleau-Ponty et le pseudo-sartrisme. In: BEAUVOIR, S. de. Privilèges. Paris: Gallimard, 1955. p. 206-207.
BENOIST, J. Jean-Paul Sartre. L’Être et le Néant. 2014. Notas de aula.
DERRIDA, J. Spectres de Marx. L’État de la dette, le travail du deuil et la nouvelle Internationale. Paris: Galilée, 1993.
LEOPOLDO E SILVA, F. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: Unesp, 2004.
MERLEAU-PONTY, M. Les Aventures de la dialectique. Paris: Gallimard, 2000.
MERLEAU-PONTY, M. Le Visible et l’Invisible. Notes de travail. Paris: Gallimard, 2013.
MERLEAU-PONTY, M. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 2014a.
MERLEAU-PONTY, M. Signes. Paris: Gallimard, 2014b.
SARTRE, J-P. Conscience de soi et connaissance de soi. In: La transcendance de l’Ego et autres textes phénoménologiques (Textes introduits et annotés par V. de Coorebyter). Paris: Vrin, 2003.
SARTRE, J-P. L’Être et le Néant. Paris: Gallimard, 2012.
SARTRE, J-P. Saint Genet, comédien et martyr. Paris: Gallimard, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.