O périplo filosófico para O Ser e o Nada: com quantas “fenomenologias” se faz uma ontologia-fenomenológica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.3

Palavras-chave:

Jean-Paul Sartre. Fenomenologia. Ontologia. Existencialismo francês.

Resumo

O presente artigo pretende revisitar as bases “fenomenológicas” da trajetória de Jean-Paul Sartre desde sua recepção das filosofias de Edmund Husserl e Martin Heidegger até o momento de composição da principal síntese filosófica de seu existencialismo, intitulada O Ser e o Nada (1943). Neste sentido, o artigo situa o estatuto das fenomenologias de Husserl e Heidegger para o pensamento sartriano, bem como a originalidade de O Ser e o Nada, para a qual concorre, ainda, uma leitura bastante particular da negatividade hegeliana.

Biografia do Autor

Andre Constantino Yazbek, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Filosofia pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado parte de seu doutorado na École Normale Supérieure de Paris (ENS) e no Institut Mémoires de l’Édition Contemporaine (IMEC). Também possui estágio de pós-doutorado na École Normale Supérieure de Lyon (ENS-Lyon). Dedica-se ao estudo das principais correntes da filosofia francesa contemporânea, com destaque para as obras de Jean-Paul Sartre e Michel Foucault. Além de diversos artigos publicados em revistas especializadas, é autor dos livros: Itinerários cruzados: os caminhos da contemporaneidade filosófica francesa nas obras de Jean-Paul Sartre e Michel Foucault (EDUC/FAPESP, 2010) e 10 Lições sobre Foucault (Vozes, 2012). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia (GFL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PFI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Dossiê Sartre