CARACTERÍSTICAS, OPERACIONALIDADE E PRODUÇÃO DA FROTA DE CAMARONEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (BRASIL)

Autores

  • Melquíades Pinto Paiva Departamento de Biologia Marinha / Instituto de Biologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro / Cidade Universitária - Ilha do Fundão / 21944-970 Rio de Janeiro – RJ – Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Gualdino Afonso Té Departamento de Biologia Marinha / Instituto de Biologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro / Cidade Universitária - Ilha do Fundão / 21944-970 Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
  • Antônio Alberto da Silveira Menezes 2 Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis /Superintendência Estadual do Rio de Janeiro / Praça XV de Novembro, 42/3º. andar / 20010-010 Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11646

Palavras-chave:

camarão-rosa, frota camaroneira, pescarias industriais, Rio de Janeiro (Brasil).

Resumo

Este trabalho trata das características, operacionalidade e produção da frota industrial de camaroneiros do estado do Rio de Janeiro (Brasil), nos anos de 1993 – 1997. As pescarias são dirigidas para as capturas do camarão-rosa = Farfantepenaeus brasiliensis (Latreille, 1817) + Farfantepenaeus paulensis (Pérez Farfante, 1967). A frota é constituída por barcos de aço e de madeira, com grande variação da maior parte de suas características, tendo idade avançada e pouca renovação. As pescarias duram 8 – 9 meses por ano, por causa do defeso, sendo mais importantes nos meses de julho – outubro. A variação do tempo anual de operação dos barcos se reflete nas capturas do camarãorosa, que alcança média pouco superior a 3,8 t/ano, quando os barcos realizam 181 – 210 dias de pesca/ano. A tendência decrescente da produção do camarão-rosa, nos sucessivos anos, decorre da queda de produtividade das pescarias.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos originais