MACROFAUNA BENTÔNICA DA FAIXA ENTREMARÉS DA PRAIA DO FUTURO, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11648Palavras-chave:
macrofauna, bentos, zonação, praia arenosa.Resumo
A macrofauna da zona entremarés da Praia do Futuro, Fortaleza - CE, foi analisada mensalmente, de maio/1995 a fevereiro/1996, em três estações. Foi realizado um levantamento quali-quantitativo da macrofauna bentônica, considerando a composição específica, a densidade e a zonação dos organismos em função da temperatura do sedimento, salinidade da água de percolação, composição granulométrica, profundidade do lençol freático e precipitação pluviométrica. As amostragens foram efetuadas ao longo de transectos perpendiculares à linha da praia em 10 pontos equidistantes. De cada ponto, foram retiradas 3 amostras, utilizando-se um cilindro de PVC (∅ = 20cm e h = 30 cm). Foram identificados 29 taxa, sendo dominantes o bivalve Donax striatus e o poliqueta Scolelepis lefebvrei, nas três estações. As maiores densidades de organismos foram obtidas na Estação 1. Provavelmente, o estádio morfodinâmico e a composição granulométrica do sedimento foram os fatores abióticos que mais influenciaram os padrões diferenciados de zonação nas três estações de estudo. Os outros fatores ambientais, como temperatura do sedimento, salinidade da água de percolação e profundidade do lençol freático não apresentaram efeitos significativos na densidade e distribuição espacial da macrofauna. Fatores bióticos, como características adaptativas, morfológicas e funcionais, de cada espécie podem ter sido também determinantes destes padrões.Downloads
Publicado
2017-04-10
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).