PREY PREFERENCE AND RECOGNITION BY Nucella lapillus (LINNAEUS,1758) (MOLLUSCA: GASTROPODA)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11719Palavras-chave:
predação, preferência, comportamento, Mollusca, Gastropoda.Resumo
Preferência e reconhecimento de presas por indivíduos de Nucella lapillus de 13 populações da Nova Inglaterra (USA) foram estudadas para determinar se, ao permanecerem numa dieta única, desenvolvem uma preferência por essa presa e se a disponibilidade de presa afeta reconhecimento por esse predador. Os experimentos duraram um mês para cada população. Cada N. lapillus foi colocado com 5 ou 10 presas dependendo do experimento os quais foram replicados 10 vezes. Indivíduos das 13 populações mostraram preferência por Mytilus edulis sobre Littorina obtusata em experimentos no laboratório, inclusive uma população de N. lapillus que se alimenta exclusivamente de L. obtusata no campo. Indivíduos de uma população de N. lapillus não foi capaz de reconhecer L. obtusata como presa. N. lapillus permanecendo numa dieta de M. edulis no laboratório teve sua preferência por essa presa reforçada, mas indivíduos de N. lapillus em dieta de L. obtusata, não desenvolveram uma preferência por essa presa. O menor tempo de forageamento e o maior conteúdo calórico explicariam a preferência por M. edulis sobre L. obtusata.Downloads
Publicado
2017-04-10
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).