CARACTERÍSTICAS, OPERACIONALIDADE E PRODUÇÃO DA FROTA DE LINHEIROS NO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11803Palavras-chave:
barcos linheiros, características, operacionalidade, produção pesqueira, Sudeste do Brasil.Resumo
Este trabalho aborda as características, operacionalidade e produção pesqueira da frota de linheiros, ao largo da costa sudeste do Brasil, no período de 1991 - 1995, com desembarques nos portos do Rio de Janeiro/Niterói (Rio de Janeiro - Brasil). Os dados utilizados são provenientes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Superintendência Estadual do Rio de Janeiro (IBAMA/RJ), encontrados nos registros dos barcos e mapas de bordo da frota em questão. Os barcos foram agrupados em duas categorias distintas: pequenos- com menos de 20 t de arqueação bruta e comprimento total máximo em torno de 15 m; grandes - com mais de 20 t de arqueação bruta e comprimento total superior a 15 m. A idade média do barcos é estatisticamente diferente para as categorias de tamanho pequeno e grande. Há pouca renovação desta frota, o que reflete a baixa capacidade de investimentos dos armadores e/ou produtividade insuficiente das pescarias. Barcos pequenos e grandes operam até mais de 200 dias de mar/ano, e as médias de pescadores embarcados tendem a aumentar com o acréscimo no tempo de operação nos pequenos, mantendo certa estabilidade nos grandes. Os resultados encontrados constatam que a maior produtividade dos barcos grandes é decorrente do maior número de pescadores embarcados. Os barcos das categorias pequeno e grande apresentaram rendimentos médios de 19,4 t/ano e 39,2 t/ano, respectivamente. Cerca de 60% dos dias de mar corresponderam a dias de pesca para ambas as categorias.Downloads
Publicado
2017-05-05
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).