ÉPOCA DE REPRODUÇÃO DA LAGOSTA-VERDE, Panulirus laevicauda (LATREILLE), NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Cira Nina Cavalcante Soares Bolsista DCR do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207, Fortaleza, CE 60165-081, Brasil.
  • Antônio Adauto Fonteles-Filho Bolsista-Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11805

Palavras-chave:

Panulirus laevicauda, desenvolvimento gonadal, indicadores externos de reprodução, época de desova.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estabelecer a época de desova coletiva da lagosta verde, Panulirus laevicauda (Latreille), utilizando a relação existente entre o desenvolvimento gonadal e os indicadores externos de maturidade sexual. A amostragem da captura a bordo de barcos comerciais operando na faixa de profundidade de 10-90 m, no período janeiro/84-dezembro/ 93, forneceu o material para análise formado por 13.921 fêmeas. Verificou-se a existência de uma relação entre os estádios gonadais e os indicadores externos de reprodução, concluindo-se que a população de P. laevicauda tem reprodução contínua e desova parcelada. A atividade reprodutiva de maior intensidade foi definida por uma elevada participação de fêmeas em acasalamento, no estádio gonadal IV e apresentando-se com a massa espermatofórica intacta (ME), em desova, também no estádio IV e com massa espermatofórica intacta e ovígera (ME+OV), e com restos de massa espermatofórica e ovígera (RME+OV), ou somente com restos de massa espermatofórica (RME). Múltiplos acasalamentos e liberação de óvulos ocorrem durante uma mesma estação reprodutiva, com maior intensidade nos meses de janeiro a maio.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais