DISTRIBUIÇÃO DE JUVENIS DE SIRIS DO GÊNERO Callinectes Callinectes NO SISTEMA ESTUARINO-LAGUNAR DE LAGUNA, SANTA CATARINA, BRASIL

Autores

  • Cassiano Monteiro-Neto Bolsista-pesquisador do CNPq, Departamento de Biologia Marinha, Universidade Federal Fluminense, Caixa Postal 100644, Niterói, RJ, 24001-970.
  • Antonio Augusto Saldanha Laurent Departamento de Aquicultura, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Claudio Blacher Departamento de Aquicultura, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Luis Liberato A.A. Tabajara Departamento de Aquicultura, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Marisa M.B. Cannozi Departamento de Aquicultura, Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11807

Palavras-chave:

Callinectes spp., abundância, sistema estuarino-lagunar, Santa Catarina.

Resumo

Siris do gênero Callinectes representam um dos recursos pesqueiros mais explorados pela pesca artesanal no estuário de Laguna, Santa Catarina. Juvenis de três espécies coexistem simpatricamente em águas rasas do sistema estuarino-lagunar. Este trabalho estuda a distribuição espacial e temporal da abundância relativa e das freqüências de tamanho (largura do cefalotórax - LC) de juvenis de Callinectes spp., ao longo de 12 meses. De abril de 1984 a março de 1985 foram capturados 4.450 indivíduos, sendo que C. danae representou 64,3% da captura e C. sapidus, a segunda espécie mais abundante, representou 35,6%. Somente quatro exemplares de C. bocourti foram identificados nas amostras. ANOVA bifatorial indicou que os fatores estação do ano e área de coleta influenciaram nas variações da abundância individual das espécies, não sendo constatadas interações significativas entre os mesmos. C. danae foi mais abundante no verão e outono, e C. sapidus na primavera e verão. Ambas as espécies foram menos abundantes no inverno. Os picos de abundância ocorrendo em épocas diferenciadas do ano para cada espécie, sugerem uma estratégia para a redução na competição interespecífica por recursos praticamente iguais (habitat, alimento, etc.). A chegada de recrutas de C. danae ocorre no verão constatando-se o crescimento dos indivíduos através dos deslocamentos dos picos modais de tamanho, até a primavera. Para C. sapidus este padrão não é evidente, já que indivíduos na menor classe de tamanho foram capturados durante todo o ano. Ambas as espécies apresentaram maiores freqüências na faixa de tamanho 27,5 - 37,5 mm LC nas áreas B e C, cujas médias de salinidade encontram-se entre 10 e 15 %o, sugerindo que seu ambiente eurihalino apresenta características preferenciais para o desenvolvimento dos juvenis e onde potencialmente ocorreria a maior sobreposição de nicho entre as espécies.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais