Vibrio SPP. E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE LARVICULTURAS DE CAMARÕES MARINHOS

Autores

  • Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207, Fortaleza, CE 60165-081.
  • Teresa Cristina Vasconcelos Gesteira Professor Visitante do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Lucas Cunha Marques Bolsistas-pesquisadores da Fundação Cearense de Amparo à Pequisa (FUNCAP) no Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Pedro Carlos Cunha Martins Bolsistas-pesquisadores da Fundação Cearense de Amparo à Pequisa (FUNCAP) no Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Célia Maria Monteiro Bolsistas-pesquisadores da Fundação Cearense de Amparo à Pequisa (FUNCAP) no Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Ricardo de Lima Carvalho Bolsistas-pesquisadores da Fundação Cearense de Amparo à Pequisa (FUNCAP) no Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11845

Palavras-chave:

vibriose, larvicultura, Litopenaeus vannamei.

Resumo

Foram realizadas análises microbiológicas para identificação do agente causador de mortalidade de larvas e pós larvas de camarão Litopenaeus vannamei numa larvicultura do Nordeste Brasileiro. Seis amostras constituídas de água dos tanques de cultivo, zoeas, náuplios e pós-larvas de camarão, cistos e náuplios de artêmia foram processadas em laboratório. As contagens padrão em placas (CPP) de bactérias aeróbias para água dos tanques de cultivo apresentaram valores de 3,29 x 105 UFC/ml. Essas contagens foram menores do que as encontradas nas amostras de pós-larvas e zoeas de camarão e náuplios de artêmia, cujos valores estimados foram >106 UFC /g da amostra. O NMP de Vibrio da amostra de água foi de 40/100 ml, enquanto que, para as demais amostras ultrapassou a 1.100 /100 g ( zoeas, pós-larvas e náuplios de artêmia). Os cistos de artêmia apresentaram valores para NMP de Vibrio < 10/100g. O lote Ia de cisto descapsulado de artêmia apresentou valores para CPP de 1,76 x 104 UFC/g, enquanto os lotes Ib e II de cistos com córion mostraram um valor estimado <103 UFC/g. Foram isolados das amostras: V. alginolyticus, V.fluvialis e Vibrio spp. Testes de sensibilidade a antibióticos elegeram Ácido Nalidíxico e Cloranfenicol como os antibióticos mais eficientes no controle dessa vibriose.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais