ICTIOFAUNA MARINHA DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL: III. ACTINOPTERYGII DE ESTUÁRIOS

Autores

  • Maria Elisabeth de Araújo Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará,Campus do Pici. Pesquisador do Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (IMAT), Departamento de Engenharia de Pesca e Instittuto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Jacinta Maria Teixeira Pesquisador do Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (IMAT), Departamento de Engenharia de Pesca e Instittuto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará. Estudante de Mestrado em Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.
  • Aida Maria Eskinazi de Oliveira Pesquisador do Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (IMAT), Departamento de Engenharia de Pesca e Instittuto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207, Fortaleza, CE 60165-081.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11851

Palavras-chave:

ictiofauna marinha, Actinopterygii, estuário, Estado do Ceará.

Resumo

Este trabalho é parte de um livro intitulado “Manual de peixes estuarinos do Ceará”, que contém desenhos das espécies e suas características morfológicas, e será publicado brevemente. O presente artigo tem como objetivo listar as espécies de actinopterígeos estuarinos do Ceará. Este levantamento totalizou 102 espécies pertencentes a 74 gêneros e 41 famílias. Dentre as espécies aqui listadas, apenas Poecilia vivipara pertence a uma família cujas espécies são oriundas de águas doce, pois mais de 90% das espécies que habitam os estuários são de origem marinha.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais