BIOLOGIA E BIOMETRIA DA PALOMBETA, Chloroscombrus chrysurus (LINNAEUS, 1766) (TELEOSTEI: CARANGIDAE), EM FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11854Palavras-chave:
Chloroscombrus chrysurus, biometria, abundância, dieta alimentarResumo
A palombeta, Chloroscombrus crysurus, uma espécie de peixe de hábitos demersais comum em regiões litorâneas, participa entre as cinco espécies mais abundantes nas capturas de arrastos-de-praia no município de Fortaleza, Estado do Ceará. O presente trabalho analisa a abundância estacional, a distribuição de frequência de comprimento total, biometria e dieta alimentar desta espécie. Foram monitorados 40 arrastos-de-praia no período entre maio de 1991 e abril de 1992. As maiores e menores capturas ocorreram, respectivamente, nos bimestres julho-agosto e janeiro-fevereiro. A abundância estacional da espécie apresentou uma variação semelhante ao ciclo anual da precipitação pluviométrica. Praticamente todos os indivíduos capturados nos arrastos-de-praia eram juvenis ou imaturos, com tamanhos entre 30 e 170 mm de comprimento total, ocorrendo um pico de recrutamento em maio-junho. As relações merísticas e morfométricas estudadas encontram-se dentro dos padrões descritos por outros autores para a espécie. A dieta da palombeta incluiu como itens alimentares crustáceos, larvas de moluscos, peixes, escamas, areia e alga.Downloads
Publicado
2017-05-05
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).