TOURISM IMPACT ON REEF FLATS IN PORTO DE GALINHAS BEACH, PERNAMBUCO, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v45i2.137Palavras-chave:
turismo, nutrientes, impactos antropogênicos, praia de porto de galinhasResumo
Atualmente, cerca de 60% dos recifes de coral estão ameaçados devido a impactos naturais e antropogênicos diversos. Um dos setores empresariais que cresce mais rapidamente no mundo e que produz uma grande quantidade de resíduos orgânicos, o turismo pode trazer impactos negativos na biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas recifais. Esse estudo objetivou encontrar possíveis impactos antropogênicos relacionados ao turismo nos ambientes recifais de uma praia do nordeste brasileiro (Porto de Galinhas, Pernambuco). Amostras de água foram coletadas para análises de salinidade, pH, nutrientes inorgânicos dissolvidos (amônia, nitrito, nitrato, fosfato, e silicato) e clorofila a durante a alta e baixa estação turística. Uma maior concentração de amônia, nitrato e fosfato foi verificada durante a alta estação, enquanto o nitrito, silicato e clorofila a tiveram valores mais altos durante a baixa estação. Pisoteio dos recifes e outras atividades de lazer nocivas aos recifes também foram observadas no local.Downloads
Publicado
2012-10-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).